Page 13 - Machado de Assis para pequenos
P. 13

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
  sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo
  imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

        (EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
  aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu
  efeito de sentido.

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário e compreen-
  são de textos.

Leitura

Conhecendo mais Machado de Assis

     Para apresentar o livro Machado de Assis para pequenos, você certamente falou
sobre o autor para as crianças; agora, incentive-as a fazer, em grupos, uma pesquisa
sobre o escritor e, depois – no caso dos alunos mais velhos –, a escrever uma biogra-
fia sobre ele. Já os alunos mais novos podem elaborar uma nuvem de palavras com
termos que remetam à vida do escritor.

     Auxilie os alunos a fazer buscas em livros e na internet. Além disso, eles também
podem fazer uma pesquisa junto a outros alunos e professores da escola, perguntan-
do a eles se já ouviram falar de Machado de Assis e o que sabem sobre esse grande
nome da nossa literatura.

     Para que a atividade aconteça adequadamente, converse com os alunos sobre o
gênero biografia e suas características, explicando, assim, o que precisa constar no
texto (ou na nuvem de palavras) que eles escreverão – dados sobre o autor: nome
completo; data e local de nascimento e morte; fatos mais importantes da vida dele;
principais obras etc. Você pode, inclusive, ler um texto biográfico para a turma, de
modo que as explicações fiquem mais concretas.

     Ao final, promova uma roda de conversa para que os alunos compartilhem os
resultados da pesquisa, leiam os textos que escreveram ou apresentem a nuvem de
palavras que fizeram.

        (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
  cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
  de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

                                                                                                               13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18