Page 12 - Machado de Assis para pequenos
P. 12
Pré-leitura
Apresentando Machado de Assis para pequenos
Escolha um ambiente tranquilo para apresentar aos alunos o livro que eles lerão.
Então, mostre a eles a capa de Machado de Assis para pequenos; além disso, fale
sobre o gênero da obra (apresentando ou retomando a estrutura do texto poético),
bem como sobre o autor e o adaptador. É essencial que essa apresentação seja o
mais atraente possível para chamar a atenção das crianças e fazer com que elas se
interessem pela leitura.
Em seguida, faça aos alunos questionamentos que os levem a compartilhar as
impressões e o que esperam da leitura desse livro, tais como:
• Vocês já leram poesia?
• Vocês gostam de poesia? Por quê?
• O que diferencia a poesia de outros textos?
• Vocês já ouviram falar de Machado de Assis? O que sabem sobre ele?
• O que vocês veem na capa do livro?
• Do que acham que se trata os poemas dessa obra? Por quê?
Ouça atentamente as respostas e faça com que todos deem sua opinião, ajudan-
do-os a estabelecer relações entre a imagem e o título, pois a antecipação dos senti-
dos do texto faz parte do processo de leitura e propicia o envolvimento das crianças
com a narrativa.
Para conversar com os alunos sobre o gênero poesia, você pode ler e mostrar
para eles um poema antes de lerem os escritos por Antonio D’Agostino Filho.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pres-
suposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como so-
bre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante
a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
12