Page 12 - Machado de Assis para pequenos
P. 12

Pré-leitura

Apresentando Machado de Assis para pequenos

     Escolha um ambiente tranquilo para apresentar aos alunos o livro que eles lerão.
Então, mostre a eles a capa de Machado de Assis para pequenos; além disso, fale
sobre o gênero da obra (apresentando ou retomando a estrutura do texto poético),
bem como sobre o autor e o adaptador. É essencial que essa apresentação seja o
mais atraente possível para chamar a atenção das crianças e fazer com que elas se
interessem pela leitura.

     Em seguida, faça aos alunos questionamentos que os levem a compartilhar as
impressões e o que esperam da leitura desse livro, tais como:

     •	 Vocês já leram poesia?
     •	 Vocês gostam de poesia? Por quê?
     •	 O que diferencia a poesia de outros textos?
     •	 Vocês já ouviram falar de Machado de Assis? O que sabem sobre ele?
     •	 O que vocês veem na capa do livro?
     •	 Do que acham que se trata os poemas dessa obra? Por quê?
     Ouça atentamente as respostas e faça com que todos deem sua opinião, ajudan-
do-os a estabelecer relações entre a imagem e o título, pois a antecipação dos senti-
dos do texto faz parte do processo de leitura e propicia o envolvimento das crianças
com a narrativa.
     Para conversar com os alunos sobre o gênero poesia, você pode ler e mostrar
para eles um poema antes de lerem os escritos por Antonio D’Agostino Filho.

        (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pres-
  suposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
  apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
  recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como so-
  bre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
  prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante
  a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
  ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
  tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.

        (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17