Page 16 - Machado de Assis para pequenos
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(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, co-
letivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário, compreensão
de textos e produção de escrita.
Pré-leitura
Entrando no clima: escrevendo um poema
Dos quatro textos que compõem Machado de Assis para pequenos, em pelo
menos três temos objetos em evidência: em “Capítulo dos chapéus”, os chapéus; em
“Um apólogo”, a linha, a agulha e o alfinete; em “Chinela turca”, a chinela. Pensando
nisso, peça às crianças que escolham um objeto de que gostem ou que achem inte-
ressante, escrevam um poema sobre ele e ilustrem o texto.
Esse poema deve contemplar as características do objeto e o que chama a aten-
ção a respeito dele. Então, antes de escrever, os alunos precisam pensar o porquê da
escolha de tal objeto como tema do poema. Lembre-os, mais uma vez, da estrutura
do texto poético (comumente ele é dividido em estrofes – e estas, por sua vez, em
versos) e suas características (rima, sonoridade) para que escrevam um texto adequa-
do ao gênero.
Depois de terem escrito o poema, todos devem declamar os seus textos em voz
alta para os colegas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acrésci-
mos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a
ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versifica-
dos (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em
quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a
situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo
imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
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