Page 17 - Machado de Assis para pequenos
P. 17

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
  aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu
  efeito de sentido.

        (EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação
  adequadas.

        (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicio-
  nais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de
  simbolizar e o repertório imagético.

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: compreensão de textos e
  produção escrita.

Leitura

Ilustrando os poemas

     Depois de as crianças terem ouvido a história pela primeira vez, reconte-a – mas,
agora, sem mostrar as imagens – e peça a elas que ilustrem os poemas. Então, dis-
tribua para os alunos algumas folhas de papel sulfite; a cada estrofe lida, peça a eles
que identifiquem a ideia central do que ouviram e façam um desenho que ilustre
aquilo que foi declamado. Se for necessário, leia os poemas mais de uma vez.

     Depois dessa dinâmica, abra uma roda para que todos compartilhem os seus de-
senhos e apreciem os dos colegas. Peça a eles que observem se os colegas fizeram
desenhos parecidos. É provável que não, pois cada um tem a sua individualidade e
enxerga o mundo de forma diferente – e é isso que nos faz tão interessantes! Nesse
sentido, destaque para a turma que, mesmo eles tendo escutado os mesmos poe-
mas, cada um o registrou de um jeito, de acordo com o seu repertório.

        (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.
        (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
        (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, co-
  letivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
        (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar
  sentidos plurais.
        Conceito da PNA trabalhado nesta atividade: compreensão de textos.

                                                                                                               17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22