Page 9 - Machado de Assis para pequenos
P. 9

III – PROPOSTAS DE ATIVIDADES:
     CRIANDO NOVAS POSSIBILIDADES

     Como já mencionamos, além de incentivar a leitura, é importante que você ga-
ranta que o texto lido seja compreendido e interpretado pelos alunos, favorecendo,
assim, a assimilação dos conteúdos e a formação de leitores críticos.

     Nesta seção, propomos atividades que visam ampliar e validar os processos in-
terpretativos e investigativos antes, durante e após a leitura.

Pré-leitura

O universo dos livros

     Antes de iniciar a leitura de Machado de Assis para pequenos, abra uma roda de
conversa para que as crianças possam compartilhar seus hábitos de leitura, falando
sobre como elas se relacionam com os livros para além da sala de aula.

     Para essa discussão, faça aos alunos questionamentos como:
     •	 Há livros em sua casa? Sobre o que são esses livros?
     •	 Vocês gostam de ler? Por quê?
     •	 Qual foi o último livro que vocês leram ou que alguém leu para vocês?
     •	 Quais são os tipos de histórias de que vocês mais gostam de ler? Por quê?
     •	 Vocês têm um livro preferido? Qual?
     •	 Vocês acham que ler é uma coisa importante? Por quê?
     •	 O que podemos aprender e descobrir por meio da leitura?
     •	 Para vocês, ler também é uma forma de se divertir?
     É claro que você pode acrescentar outras perguntas a essas.
     Esses momentos de trocas e de escuta ativa são fundamentais, pois é nessa in-
teração que os alunos desenvolvem o respeito ao outro, às suas vivências e à sua
bagagem cultural.

        (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
  expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
  ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
  tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comu-
  nicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Leitura

Leitura em voz alta e compartilhada

     Para conduzir as atividades de leitura, é fundamental observar algumas ações
que colaboram para alcançar bons resultados; por exemplo: prepare um ambiente

                                                                                                                9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14