Page 15 - Machado de Assis para pequenos
P. 15
onomatopeias (palavras que reproduzem sons de determinada situação) são essen-
ciais para a construção de sentido da narrativa. Sendo assim, é muito importante que
os alunos sejam capazes de identificar as expressões e emoções dos personagens e
utilizar as linguagens verbal e não verbal para representar com clareza e criatividade
a história criada por eles.
Feita essa explicação, distribua folhas de papel sulfite para os alunos e peça a
eles que, primeiro, relembrem o enredo do poema e seus personagens para, depois,
desenvolver as ilustrações e criar os balões de fala.
Se tiverem acesso a ferramentas tecnológicas, apresente às crianças sites em que
seja possível criar uma história em quadrinhos, escolhendo personagens, cenários e
falas. Isso pode facilitar na organização das narrativas.
Depois de finalizado o trabalho, organize uma exposição com as histórias da tur-
ma e convide os familiares para apreciar as produções, promovendo uma interação
entre a escola e a família.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
(onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acrésci-
mos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, rela-
cionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões,
de letras, onomatopeias).
(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a
ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versifica-
dos (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em
quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a
situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (dese-
nho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instala-
ção, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
15