Page 18 - Machado de Assis para pequenos
P. 18
Pós-leitura
Redigindo um apólogo
Leia novamente com as crianças o poema “Um apólogo”, explorando sentidos
que porventura não tenham sido verificados nas atividades anteriores. Explore mais
uma vez os elementos desse texto, fazendo às crianças questionamentos como:
• Quais personagens aparecem nesse poema?
• Como esses personagens são caracterizados?
• Como o autor deu vida a esses objetos?
• Por que a agulha se considera mais importante do que a linha?
• Por que a linha se considera mais importante do que a agulha?
• Na sua opinião, quem é mais importante: a linha ou a agulha? Por quê?
• No texto, há uma moral da história. Que moral é essa?
Em seguida, retome com as crianças as características do apólogo e da fábula,
explicando as suas diferenças e apresentando aos alunos outros textos que se en-
caixem nesses gêneros. Para isso, você pode ler para a turma apólogos e fábulas de
outros escritores, como Esopo e La Fontaine.
Depois dessa discussão, peça às crianças que, em duplas, escrevam um apólogo,
tendo em mente tudo o que foi abordado durante a conversa. Sugira que, antes, eles
planejem a escrita. Para isso, devem pensar nas seguintes questões:
• Quais serão os personagens do apólogo?
• Qual será o conflito da história, isto é, o problema que dará início à ação?
• Qual será o desfecho da história, ou seja, como o problema será resolvido?
• Qual será a moral da história?
Ao final das produções, promova um sarau para que os alunos leiam seus textos
para os colegas de turma e até mesmo para outros alunos, professores e demais
membros da comunidade escolar.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre
que necessário.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os,
em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluin-
do personagens, enredo, tempo e espaço.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global.
18