Page 18 - Machado de Assis para pequenos
P. 18

Pós-leitura

Redigindo um apólogo

     Leia novamente com as crianças o poema “Um apólogo”, explorando sentidos
que porventura não tenham sido verificados nas atividades anteriores. Explore mais
uma vez os elementos desse texto, fazendo às crianças questionamentos como:

     •	 Quais personagens aparecem nesse poema?
     •	 Como esses personagens são caracterizados?
     •	 Como o autor deu vida a esses objetos?
     •	 Por que a agulha se considera mais importante do que a linha?
     •	 Por que a linha se considera mais importante do que a agulha?
     •	 Na sua opinião, quem é mais importante: a linha ou a agulha? Por quê?
     •	 No texto, há uma moral da história. Que moral é essa?
     Em seguida, retome com as crianças as características do apólogo e da fábula,
explicando as suas diferenças e apresentando aos alunos outros textos que se en-
caixem nesses gêneros. Para isso, você pode ler para a turma apólogos e fábulas de
outros escritores, como Esopo e La Fontaine.
     Depois dessa discussão, peça às crianças que, em duplas, escrevam um apólogo,
tendo em mente tudo o que foi abordado durante a conversa. Sugira que, antes, eles
planejem a escrita. Para isso, devem pensar nas seguintes questões:
     •	 Quais serão os personagens do apólogo?
     •	 Qual será o conflito da história, isto é, o problema que dará início à ação?
     •	 Qual será o desfecho da história, ou seja, como o problema será resolvido?
     •	 Qual será a moral da história?
     Ao final das produções, promova um sarau para que os alunos leiam seus textos
para os colegas de turma e até mesmo para outros alunos, professores e demais
membros da comunidade escolar.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre
  que necessário.

        (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
  imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os,
  em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

        (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluin-
  do personagens, enredo, tempo e espaço.

        (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
  global.

18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23