Page 10 - Machado de Assis para pequenos
P. 10

confortável e acolhedor; posicione os alunos em círculo ou semicírculo; crie uma vi-
nheta para sinalizar que o momento da leitura está chegando.

     Feita essa preparação, apresente Machado de Assis para pequenos aos alunos,
falando um pouco sobre Machado e sobre o autor da adaptação. Em seguida, leia
em voz alta os poemas do livro. O ideal é que os textos sejam lidos em dias diferentes
para que se possa explorar com calma cada um deles.

     É importante que a sua leitura seja clara, com entoação e reforçando os aspectos
fortes do texto, como as rimas e a sonoridade. Após a leitura realizada por você, pro-
ponha que os alunos realizem em grupos uma leitura compartilhada também em voz
alta. Antes, defina com o grupo quem lerá cada verso ou estrofe e permita que eles
releiam esses trechos individualmente para se prepararem.

     Ao promover a leitura em voz alta, lembre-se de que “quando lemos em voz alta
para um grupo de pessoas – uma classe, por exemplo – somos (literalmente) porta-
-vozes do texto que estamos lendo” (LAJOLO, 2005, p. 29), daí a importância de permi-
tir que as crianças se familiarizem com o texto e se sintam seguras para fazer a leitura.

     Ao final, promova uma discussão sobre os textos, analisando as temáticas pre-
sentes neles. Algumas perguntas que podem ser feitas às crianças são:

     •	 Vocês usam chapéu?
     •	 Vocês conhecem alguém que gosta de usar chapéu?
     •	 Vocês sabem o que significa o termo “apólogo”? Caso não saibam, peça a

         eles que busquem o sentido da palavra no dicionário.
     •	 Vocês sabem o que faz uma cartomante?
     •	 O que são duendes?
     •	 Você já teve sonhos estranhos?
     •	 De qual poema vocês mais gostaram? Por quê?
     Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas às crian-
ças, mas você pode fazer muitas outras para explorar os poemas e seus sentidos.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.

        (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta,
  com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

        (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
  global.

        (EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
  aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu
  efeito de sentido.

10
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15