Page 10 - Machado de Assis para pequenos
P. 10
confortável e acolhedor; posicione os alunos em círculo ou semicírculo; crie uma vi-
nheta para sinalizar que o momento da leitura está chegando.
Feita essa preparação, apresente Machado de Assis para pequenos aos alunos,
falando um pouco sobre Machado e sobre o autor da adaptação. Em seguida, leia
em voz alta os poemas do livro. O ideal é que os textos sejam lidos em dias diferentes
para que se possa explorar com calma cada um deles.
É importante que a sua leitura seja clara, com entoação e reforçando os aspectos
fortes do texto, como as rimas e a sonoridade. Após a leitura realizada por você, pro-
ponha que os alunos realizem em grupos uma leitura compartilhada também em voz
alta. Antes, defina com o grupo quem lerá cada verso ou estrofe e permita que eles
releiam esses trechos individualmente para se prepararem.
Ao promover a leitura em voz alta, lembre-se de que “quando lemos em voz alta
para um grupo de pessoas – uma classe, por exemplo – somos (literalmente) porta-
-vozes do texto que estamos lendo” (LAJOLO, 2005, p. 29), daí a importância de permi-
tir que as crianças se familiarizem com o texto e se sintam seguras para fazer a leitura.
Ao final, promova uma discussão sobre os textos, analisando as temáticas pre-
sentes neles. Algumas perguntas que podem ser feitas às crianças são:
• Vocês usam chapéu?
• Vocês conhecem alguém que gosta de usar chapéu?
• Vocês sabem o que significa o termo “apólogo”? Caso não saibam, peça a
eles que busquem o sentido da palavra no dicionário.
• Vocês sabem o que faz uma cartomante?
• O que são duendes?
• Você já teve sonhos estranhos?
• De qual poema vocês mais gostaram? Por quê?
Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas às crian-
ças, mas você pode fazer muitas outras para explorar os poemas e seus sentidos.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta,
com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global.
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu
efeito de sentido.
10