Page 11 - Machado de Assis para pequenos
P. 11

(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorren-
  tes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

        (EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluin-
  do personagens, enredo, tempo e espaço.

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário, fluência em
  leitura oral e compreensão de textos.

Pós-leitura

Oficina de chapéus

     Leia novamente com as crianças o poema “Capítulo dos chapéus”, explorando
sentidos que porventura não tenham sido analisados na atividade de pré-leitura.

     Em seguida, proponha aos alunos uma oficina de chapéus em que, utilizando di-
ferentes materiais (cartolina, papel-cartão, botões, plumas, retalhos de tecidos etc.),
eles produzam chapéus, os quais serão apresentados em um desfile. Incentive-os a
soltar a imaginação e a abusar da criatividade.

     Entre as muitas possibilidades, as crianças podem confeccionar chapéus de do-
bradura. Para auxiliá-las, você pode assistir ao vídeo “Como fazer chapéu de dobra-
dura” (disponível em: www.youtube.com/watch?v=7zKYI2QiAYA; acesso em: 22 dez.
2021) e, depois, ensinar às crianças as técnicas que são demonstradas nesse tutorial
– ou, então, exiba o vídeo para elas.

     Depois que todos tiverem confeccionado seus chapéus, promova um desfile de
moda em que o acessório seja a peça principal.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
  ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
  tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.

        (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (dese-
  nho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instala-
  ção, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
  recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

        (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar
  sentidos plurais.

                                                                                                               11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16