Page 14 - Machado de Assis para pequenos
P. 14

(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a
  ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo
  investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas
  digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/
  assunto/finalidade do texto.

        (EF02LP24) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a
  ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevis-
  tas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados
  oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a
  situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

        (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gra-
  maticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
  pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
  em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

        (EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de
  interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios
  impressos ou digitais.

        (EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas
  por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclareci-
  mentos sempre que necessário.

        (EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observa-
  ções e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comu-
  nicativa e o tema/assunto do texto.

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário, compreensão
  de textos e produção de escrita.

Pós-leitura

Transformando poemas em HQs

     Proponha aos alunos que, em duplas, escolham um dos poemas lidos e transfor-
mem-no em uma história em quadrinhos.

     Antes de as crianças colocarem a mão na massa, converse com elas sobre histó-
rias em quadrinhos (HQs), explicando que esse é um gênero textual em que a história
é narrada em quadros (apresentados em uma determinada sequência) nos quais são
utilizadas tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.

     A linguagem verbal corresponde às falas apresentadas em balões; a não ver-
bal, às imagens. Além disso, em uma HQ, as expressões dos personagens e as

14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19