Page 14 - Machado de Assis para pequenos
P. 14
(EF01LP23) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a
ajuda do professor, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo
investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas
digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/
assunto/finalidade do texto.
(EF02LP24) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a
ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevis-
tas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados
oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gra-
maticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de
interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios
impressos ou digitais.
(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas
por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclareci-
mentos sempre que necessário.
(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observa-
ções e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comu-
nicativa e o tema/assunto do texto.
Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário, compreensão
de textos e produção de escrita.
Pós-leitura
Transformando poemas em HQs
Proponha aos alunos que, em duplas, escolham um dos poemas lidos e transfor-
mem-no em uma história em quadrinhos.
Antes de as crianças colocarem a mão na massa, converse com elas sobre histó-
rias em quadrinhos (HQs), explicando que esse é um gênero textual em que a história
é narrada em quadros (apresentados em uma determinada sequência) nos quais são
utilizadas tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.
A linguagem verbal corresponde às falas apresentadas em balões; a não ver-
bal, às imagens. Além disso, em uma HQ, as expressões dos personagens e as
14