Page 8 - Machado de Assis para pequenos
P. 8
II – ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO COM
A OBRA: POTENCIALIZANDO A LEITURA
Para que os momentos de leitura sejam proveitosos, é essencial que você conhe-
ça a obra antes de levá-la para a sala de aula. Você deve, então, se envolver com o
texto para poder instigar o envolvimento das crianças também. Além disso, progra-
me o momento de leitura de modo que os alunos se prepararem para ele.
Durante a leitura, é importante se atentar às imagens. Muitas vezes, privilegia-
mos a leitura e a interpretação do texto verbal em detrimento do texto não ver-
bal. No entanto, quando se trata de um livro ilustrado como Machado de Assis para
pequenos, as imagens potencializam as palavras; sendo assim, a leitura destas não
pode ser preterida. Quer dizer, como a leitura é um processo mais complexo do que
a decodificação de palavras, as ilustrações não devem ser tomadas apenas como um
acessório, mas como elementos atuantes na formação do significado do texto.
Para que a leitura, a compreensão e a interpretação do texto caminhem juntas
ao longo da leitura, você pode ir fazendo algumas pausas e sugerir aos alunos que:
• sintetizem as principais ideias dos poemas;
• estabeleçam relações entre os textos e as imagens;
• pratiquem as leituras silenciosa e em voz alta;
• produzam textos semelhantes aos que estão sendo lidos – isto é, convide as
crianças a escrever poesia também.
Com Machado de Assis para pequenos, explore também o poder de expressão
das palavras, tendo em mente que a leitura poética contribui na formação das crian-
ças, uma vez que ela amplia o domínio da linguagem e o conhecimento acerca de si,
do outro e de tudo que está à nossa volta.
Por fim, lembre-se de que a prática de leitura na escola deve acontecer de ma-
neira que aproxime os alunos do momento. Assim, o ambiente de leitura deve ser
agradável e convidativo, como uma forma de ingresso das crianças em um mundo
mágico e cheio de reflexão, construção, sensibilidade e representações, pois é por
meio de uma relação prazerosa com a literatura que podemos formar cidadãos leito-
res e desenvolver o lado emocional, social e cognitivo das crianças.
8