Page 14 - Camila e o gato Um
P. 14

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
  do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
  para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
  (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
  organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
  digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
  organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.
        (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de
  palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
        (EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escri-
  ta de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares
  fonema-grafema.
        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: instrução fônica sistemáti-
  ca, vocabulário e produção de escrita.

Pós-leitura

Produzindo uma HQ

     Aproveitando a variedade de onomatopeias no livro, organize os alunos em gru-
pos e sugira que criem uma história em quadrinhos sobre um animal de estimação
usando essa forma linguística bastante comum ao gênero multissemiótico.

     Algumas sugestões de onomatopeias e de tipos de balões existentes são re-
cursos interessantes para repassar aos alunos, a fim de inspirá-los para a criação da
HQ. As turmas de alunos mais novos precisarão de auxílio na elaboração e escrita
dos textos.

     Relembre com a turma alguns felinos famosos das HQs e dos desenhos anima-
dos, tais como Frajola, Garfield, Tom, Simon e Hello Kitty, entre outros. Recupere
as características desses personagens para que sirvam de inspiração para a criação
de novos.

     Esta atividade poderá acontecer em conjunto com a disciplina de Arte. Os ma-
teriais para a elaboração das HQs podem ser sulfite, lápis grafite preto, canetinhas,
aquarela e lápis de cor. Leve alguns gibis para a sala de aula e mostre como as ono-
matopeias ajudam na construção das histórias.

14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19