Page 13 - Camila e o gato Um
P. 13
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
riências etc.).
Conceito da PNA trabalhado nesta atividade: produção de escrita.
Leitura
Ampliando o vocabulário
Durante a leitura do livro Camila e o gato Um, peça aos alunos que indiquem
palavras ou expressões que desconhecem. Conforme eles forem falando, anote-as
na lousa. Ao final da leitura do dia, com a participação dos alunos, coloque essas
palavras em ordem alfabética na lousa e peça a eles que as copiem no caderno.
Depois, se possível, procure cada palavra em um dicionário e leia a definição para
os alunos. Juntos, os alunos deverão formular oralmente um texto da definição
com suas próprias palavras e/ou dar sinônimos para elas. Escreva essas definições
na lousa para que eles também copiem no caderno junto das palavras. Pode-se
sugerir para as turmas de 3o ano que realizem essa pesquisa e escrita de forma
autônoma.
As onomatopeias estão muito presentes na obra. Elas fazem parte do processo
de formação de palavras e dos fonemas, cuja intenção é imitar o som causado por
determinado objeto, ação ou estado emotivo – PÉÉÉÉIMMM, CRASHHH, PIMMM,
Péééééééééé, ROOONC e Nhac são algumas que aparecem durante a história.
Durante a leitura, direcione a atenção dos alunos para o aparecimento dessas
formas linguísticas e suas sonoridades, discutindo também seus significados no texto.
Destaque que elas estão presentes em outros gêneros, como as histórias em quadri-
nhos. Solicite aos alunos que pesquisem exemplos de outras onomatopeias e peça
que as registrem no caderno.
13