Page 15 - Camila e o gato Um
P. 15

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
  expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

        (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
  do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
  para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
  (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
  organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
  digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
  organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

        (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, rela-
  cionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões,
  de letras, onomatopeias).

        (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
  imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-
  -os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

        (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: instrução fônica sistemáti-
  ca, vocabulário e produção de escrita.

Pré-leitura

Conhecendo o autor e ilustrador

     Conte um pouco sobre a biografia de Fernando A. Pires, o autor e ilustrador do
livro Camila e o gato Um. Exponha as características mais importantes do gênero
biográfico, tais como ano do nascimento do biografado, cidade em que nasceu, pro-
fissão, atividades de lazer, formação, entre outros.

     O processo de identificação de como um texto é estruturado dentro da vida so-
cial e suas intenções – no que diz respeito à produção e à circulação – são elementos
importantes para a formação do leitor crítico.

     Peça à turma que pesquise sobre outros livros que o autor Fernando A. Pires es-
creveu e ilustrou. Ao final, solicite que incluam as fontes de pesquisa que utilizaram
para o levantamento de dados (sites, livros, revistas e outros).

     Após listarem os outros livros escritos pelo autor, os alunos devem escolher um
deles e elaborar um desenho de uma “capa do livro” fictícia, fazendo uma releitura
ilustrativa a partir da leitura dos títulos.

     Se houver dificuldade para os alunos fazerem essa pesquisa, o blog do autor –
disponível em: https://fernandoantoniopires.blogspot.com/ (acesso em: 20 dez. 2021)

                                                                                                               15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20