Page 15 - Camila e o gato Um
P. 15
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
(onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, rela-
cionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões,
de letras, onomatopeias).
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-
-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: instrução fônica sistemáti-
ca, vocabulário e produção de escrita.
Pré-leitura
Conhecendo o autor e ilustrador
Conte um pouco sobre a biografia de Fernando A. Pires, o autor e ilustrador do
livro Camila e o gato Um. Exponha as características mais importantes do gênero
biográfico, tais como ano do nascimento do biografado, cidade em que nasceu, pro-
fissão, atividades de lazer, formação, entre outros.
O processo de identificação de como um texto é estruturado dentro da vida so-
cial e suas intenções – no que diz respeito à produção e à circulação – são elementos
importantes para a formação do leitor crítico.
Peça à turma que pesquise sobre outros livros que o autor Fernando A. Pires es-
creveu e ilustrou. Ao final, solicite que incluam as fontes de pesquisa que utilizaram
para o levantamento de dados (sites, livros, revistas e outros).
Após listarem os outros livros escritos pelo autor, os alunos devem escolher um
deles e elaborar um desenho de uma “capa do livro” fictícia, fazendo uma releitura
ilustrativa a partir da leitura dos títulos.
Se houver dificuldade para os alunos fazerem essa pesquisa, o blog do autor –
disponível em: https://fernandoantoniopires.blogspot.com/ (acesso em: 20 dez. 2021)
15