Page 18 - Camila e o gato Um
P. 18
IV - INDO ALÉM DA SALA DE AULA
O trabalho dentro da sala de aula é bastante importante e acaba se tornando
ainda mais quando é compartilhado e vivenciado com as famílias. A aproximação dos
responsáveis com a escola aumenta a qualidade das ações com as crianças na escola,
bem como fortalece o vínculo e o respeito mútuo. Assim, família e escola se tornam
parceiros na educação de qualidade.
Elabore um texto explicando todo o trabalho realizado com o livro e peça aos
alunos que o levem para casa e mostrem para os familiares.
A literacia familiar, de acordo com o documento Conta pra mim: guia de lite-
racia familiar, é definida como uma interação, ou seja, é “conversar e ler em voz
alta com os filhos. É estimulá-los a desenvolver, por meio de estratégias simples e
divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever” (BRASIL,
2019a, p. 13).
As atividades aqui propostas são oportunidades para as famílias se inteirarem da
leitura do livro Camila e o gato Um na intenção de fortalecer o vínculo da criança com
a escola e com a família.
Receita de família
Estabelecendo relações com a avó de Camila, que adorava fazer bolos quando a
menina estava em sua casa, peça às famílias que enviem uma receita de doce da qual
a família gosta muito ou uma receita que foi passada de geração em geração dentro
da família. Peça ao aluno que anote por que a família gosta tanto desse doce, quem
costuma(va) prepará-lo e em que ocasiões.
Cada aluno, então, deve levar sua receita e apresentar para a turma, contan-
do um pouco dessas informações. O professor poderá sortear ou a turma poderá
escolher uma delas para ser preparada na escola. Será preciso organizar com a tur-
ma quem levará cada ingrediente e verificar a disponibilidade da escola para essa
preparação.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos
da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a
escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram
produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel
desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
18