Page 10 - Camila e o gato Um
P. 10
O registro das respostas dadas pelos alunos pode posteriormente servir como
ponto de partida para uma segunda roda de conversa sobre essas expectativas terem
sido concretizadas ou não e por quê.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler
(pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático,
bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da
própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências
realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das
hipóteses realizadas.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Leitura
Ilustrando a história
Inspire seus alunos a ser leitores desde sempre. Incentive-os a continuar a leitu-
ra em outros momentos do cotidiano – como em casa nas horas de lazer. Saliente a
importância do ato de ler como uma forma de construção da cidadania, que pode
proporcionar fontes confiáveis de informação, repertório de ideias e diferentes visões
de mundo. No caso da literatura de fruição, indique outras obras que também traba-
lhem o mesmo enfoque do projeto de leitura presente.
A leitura do livro acontecerá de forma dialogada. Organize um cantinho na sala
de aula para que essa atividade tenha um significado especial. Inicie a leitura com os
alunos sentados em uma roda. Estimule-os a participar do momento dando opiniões
e falando sobre si.
Faça a leitura em vários dias para que ela não se torne algo cansativo para os
alunos. Previamente, selecione algumas partes (cerca de três ou quatro momen-
tos importantes da história) – de preferência aquelas que não foram ilustradas
pelo autor – para que os alunos as ilustrem. Leia a parte que você selecionou,
faça uma pausa e convide-os a desenhar a cena que acabaram de ouvir. Para
isso, disponibilize papel sulfite, canetinhas e lápis coloridos. Peça aos alunos que
deem títulos aos seus desenhos. No fim da leitura, faça um varal na sala de aula e
exponha as produções.
10