Page 11 - Camila e o gato Um
P. 11

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
  expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

        (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
  imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-
  -os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

        (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
        (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (dese-
  nho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instala-
  ção, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
  recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Pós-leitura

É bom falar sobre o que sentimos

     Após o término da leitura do livro e da apreciação das ilustrações, peça aos
alunos que se organizem em grupos e escolham alguma situação presente no livro
que causou medo, insegurança ou alegria durante a leitura. Nas turmas em que as
crianças já conseguem produzir um texto de forma autônoma, peça aos grupos que
descrevam a cena e o que sentiram por escrito; quanto às demais turmas, você pode
servir como escriba ou conduzi-los nessa tarefa.

     Uma vez que todos os grupos tiverem produzido seu texto, peça a um represen-
tante de cada grupo que o leia; então, proponha um debate sobre as situações des-
critas, incentivando a turma a tentar encontrar uma solução ou alternativa para cada
problemática levantada.

     Por fim, converse com a turma sobre como as emoções estão presentes nos
desafios que se apresentam em nossa vida e diga que é muito importante saber
lidar com nossas emoções – procurando apoio (na família, na escola etc.) quando
necessário.

        (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
  do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
  para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
  (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
  organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
  digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
  organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

                                                                                                               11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16