Page 11 - Camila e o gato Um
P. 11
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-
-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (dese-
nho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instala-
ção, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Pós-leitura
É bom falar sobre o que sentimos
Após o término da leitura do livro e da apreciação das ilustrações, peça aos
alunos que se organizem em grupos e escolham alguma situação presente no livro
que causou medo, insegurança ou alegria durante a leitura. Nas turmas em que as
crianças já conseguem produzir um texto de forma autônoma, peça aos grupos que
descrevam a cena e o que sentiram por escrito; quanto às demais turmas, você pode
servir como escriba ou conduzi-los nessa tarefa.
Uma vez que todos os grupos tiverem produzido seu texto, peça a um represen-
tante de cada grupo que o leia; então, proponha um debate sobre as situações des-
critas, incentivando a turma a tentar encontrar uma solução ou alternativa para cada
problemática levantada.
Por fim, converse com a turma sobre como as emoções estão presentes nos
desafios que se apresentam em nossa vida e diga que é muito importante saber
lidar com nossas emoções – procurando apoio (na família, na escola etc.) quando
necessário.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
(onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
11