Page 17 - Camila e o gato Um
P. 17
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
riências etc.)
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em
textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário e compreen-
são de textos.
Pós-leitura
Vamos jogar!
A partir do levantamento feito na atividade de leitura Inho/ão, convide os alunos
a jogar o jogo do diminutivo e aumentativo. Escreva algumas palavras em pequenos
papéis, dobre-os e coloque em um saco. Divida a turma em dois grupos. De forma
alternada, cada grupo deverá sortear um papelzinho, ler a palavra e dizer seu aumen-
tativo ou diminutivo dentro de um período de tempo determinado. O grupo que
acertar mais formas será o vencedor.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando
perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
riências etc.).
Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário e fluência em
leitura oral.
17