Page 17 - Camila e o gato Um
P. 17

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
  comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
  riências etc.)

        (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em
  textos, com base no contexto da frase ou do texto.

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário e compreen-
  são de textos.

Pós-leitura

Vamos jogar!

     A partir do levantamento feito na atividade de leitura Inho/ão, convide os alunos
a jogar o jogo do diminutivo e aumentativo. Escreva algumas palavras em pequenos
papéis, dobre-os e coloque em um saco. Divida a turma em dois grupos. De forma
alternada, cada grupo deverá sortear um papelzinho, ler a palavra e dizer seu aumen-
tativo ou diminutivo dentro de um período de tempo determinado. O grupo que
acertar mais formas será o vencedor.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
  cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
  de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando
  perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

        (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
  comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
  riências etc.).

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: vocabulário e fluência em
  leitura oral.

                                                                                                               17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22