Page 16 - Camila e o gato Um
P. 16

– pode ser mostrado para os alunos. Você também pode fazer essa lista de livros a fim
de que os alunos escolham um para fazer a capa.

     É importante salientar para a turma que autor e narrador são categorias dife-
rentes dentro da teoria narrativa. Esboce um pequeno quadro comparativo entre os
dois, salientando suas diferenças.

        (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos
  da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a
  escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram
  produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

        (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
  expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
        (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (dese-
  nho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instala-
  ção, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
  recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Leitura

Inho/ão

     Uma abordagem interessante na leitura de Camila e o gato Um são os diminuti-
vos. Quando a mãe de Camila estava brava, soltava vários diminutivos, mas utilizan-
do-os no sentido afetuoso.

     Durante a leitura do livro, destaque a presença desses diminutivos e, com a ajuda
da turma, faça um levantamento deles, escrevendo-os na lousa. Converse sobre o
emprego dessa forma na escrita e na oralidade. Solicite aos alunos que, durante uma
semana, prestem atenção, por meio da escuta ativa, à fala de familiares e professores
e em como eles usam esse recurso – de forma afetiva ou irônica. Peça que observem
e registrem como são empregados no cotidiano da escola. Então, faça uma roda de
conversa e debata com os alunos os usos da linguagem e como a literatura é um ca-
nal potente para a reflexão sobre o emprego dos diminutivos e aumentativos.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando
  perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

16
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21