Page 19 - Camila e o gato Um
P. 19
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documen-
tos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar,
escolar e comunitário.
Correio elegante
Outra possibilidade de interação envolvendo a literacia familiar se refere ao gê-
nero textual carta. Peça a cada aluno que escolha uma pessoa da família (avós, pais,
mães ou responsáveis) e escreva uma carta para ela contando o quanto é especial
em sua vida. O professor deve auxiliar e atuar como escriba para aqueles alunos que
ainda não conseguirem escrever um texto completo sozinhos. Peça a eles que façam
um lindo desenho junto ao texto elaborado. O aluno deverá, então, entregar essa
carta para a pessoa a quem escreveu – a qual, por sua vez, deverá respondê-la com
outra carta ou por meio de um áudio que será enviado para o professor. As cartas
podem ser lidas em voz alta caso os autores se sintam à vontade para compartilhá-las
em sala de aula.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos
da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a
escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram
produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
(onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
19