Page 9 - Camila e o gato Um
P. 9

III – PROPOSTAS DE ATIVIDADES

     A leitura é de grande importância, pois favorece o aprendizado de conteúdos
específicos e o aprimoramento da escrita. O contato com obras literárias e sua apre-
ciação auxiliam a formular e organizar ideias e pensamentos.

     O hábito da leitura deve ser estimulado na família desde a Educação Infantil
para que a criança aprenda, desde pequena, que ler é algo essencial e, acima de
tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta
atenta e a linguagem das crianças. “Principalmente no contexto brasileiro, a escola é
o lugar onde a maioria aprende a ler e escrever, e muitos têm talvez sua única opor-
tunidade de contato com os livros, estes passam a ser identificados com os livros
didáticos.” (MARTINS, 1984, p. 25)

     Para as crianças, o início da vida escolar é muito importante. A leitura precisa
estar presente no currículo escolar e ser trabalhada desde cedo. Como mediador,
o professor tem um papel fundamental, possibilitando o aprimoramento das habili-
dades e o prazer de ler. O desenvolvimento integral da criança se constrói nas suas
relações com o mundo e com os outros, e o contato com o livro e o estímulo à ima-
ginação contribuem para que esse desenvolvimento seja mais significativo e pleno.

     Dialogue diariamente com seus alunos sobre o conteúdo e as abordagens re-
flexivas que a temática propõe. O diálogo sobre o enredo pode ser feito em partes
após a leitura de algumas páginas do livro. Isso dependerá muito do ritmo de cada
turma. Camila e o gato Um aborda vários assuntos pertinentes que poderão ser cita-
dos durante a discussão, tais como medo, insegurança, mudança de escola e sepa-
ração. Esse último tema é tratado pelo autor de forma muito sensível, pois Camila se
separa de seu gato e sua amiga Maria tem pais divorciados.

Pré-leitura

Conversa sobre a capa do livro

     Ao apresentar a obra para os alunos, destaque a editora, o ano da publicação,
os detalhes e as saliências do livro. Aprecie o desenho que ilustra a capa e mostre
alguns que estão presentes no interior, despertando a curiosidade. Neles, é possível
observar a riqueza de detalhes que as imagens do livro trazem. Escute as hipóteses
que os alunos vão elencando a partir do que veem. Registre suas expectativas quanto
ao livro e questione:

     •	 Sobre o que será a história que vamos ler?
     •	 Qual sentimento, sensação, emoção a ilustração da capa passa?
     •	 Vocês se identificam com o que a menina está fazendo?
     •	 Quem será a protagonista da história?
     •	 Onde será que a ação da história acontecerá?
     •	 Que imagens do livro revelam os conflitos que estarão presentes?
     •	 Pelas ilustrações da capa, o que podemos esperar de Camila e o gato Um?

                                                                                                                9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14