Page 12 - Camila e o gato Um
P. 12
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presen-
cial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conver-
sação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição
do interlocutor.
Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: compreensão de textos e
produção de escrita.
Pré-leitura
São tantas emoções...
Em roda, reflita com os alunos sobre como é viver nas diferentes famílias que
compõem o universo da turma, que podem ter formações diversas. Para estimular o
debate, levante questões como:
• Que emoções envolvem a convivência em família?
• Como lidar com elas?
• Qual é o papel dos avós na criação das crianças?
• C omo os animais de estimação podem nos ajudar a lidar com nossas
emoções?
• Quais são as dificuldades que algumas pessoas encontram para fazer amigos?
Durante a participação dos alunos no relato sobre suas expectativas, emoções e
sensações, faça um quadro na lousa para registrar as falas e as hipóteses levantadas.
Antes de iniciar a leitura, peça aos alunos que conversem com seus responsáveis
ou avós para que eles relatem como foi seu primeiro dia na escola em sua época.
Incentive os alunos a descobrir que emoções essas pessoas sentiram e como lidaram
com o novo. Peça que registrem as entrevistas em forma de texto ou gravem as falas
dos responsáveis. Caso seja possível, solicite que resgatem fotos antigas ou lembran-
ças dos tempos de colégio. Antes da leitura, proporcione um momento para que os
alunos exponham o que conseguiram obter com sua família e socializem a história de
cada uma delas.
12