Page 12 - Camila e o gato Um
P. 12

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
  cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
  de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.

        (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presen-
  cial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conver-
  sação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição
  do interlocutor.

        Conceitos da PNA trabalhados nesta atividade: compreensão de textos e
  produção de escrita.

Pré-leitura

São tantas emoções...

     Em roda, reflita com os alunos sobre como é viver nas diferentes famílias que
compõem o universo da turma, que podem ter formações diversas. Para estimular o
debate, levante questões como:

     •	 Que emoções envolvem a convivência em família?
     •	 Como lidar com elas?
     •	 Qual é o papel dos avós na criação das crianças?
     •	 C omo os animais de estimação podem nos ajudar a lidar com nossas

         emoções?
     •	 Quais são as dificuldades que algumas pessoas encontram para fazer amigos?
     Durante a participação dos alunos no relato sobre suas expectativas, emoções e
sensações, faça um quadro na lousa para registrar as falas e as hipóteses levantadas.

     Antes de iniciar a leitura, peça aos alunos que conversem com seus responsáveis
ou avós para que eles relatem como foi seu primeiro dia na escola em sua época.
Incentive os alunos a descobrir que emoções essas pessoas sentiram e como lidaram
com o novo. Peça que registrem as entrevistas em forma de texto ou gravem as falas
dos responsáveis. Caso seja possível, solicite que resgatem fotos antigas ou lembran-
ças dos tempos de colégio. Antes da leitura, proporcione um momento para que os
alunos exponham o que conseguiram obter com sua família e socializem a história de
cada uma delas.

12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17