Page 20 - Machado de Assis para pequenos
P. 20
IV – INDO ALÉM DA SALA DE AULA
O êxito das crianças na aprendizagem da leitura e da es-
crita está fortemente vinculado ao ambiente familiar e às práticas
e experiências relacionadas à linguagem, à leitura e à escrita que
elas vivenciam com seus pais, familiares ou cuidadores, mesmo
antes do ingresso no ensino formal. Esse conjunto de práticas e
experiências recebe o nome de literacia familiar.
(BRASIL, 2019, p. 23)
Sabemos que quando as crianças vivenciam no ambiente familiar estímulos à lite-
racia – como momentos de leitura, contação de história, escrita de textos, atividades
lúdicas e conversas afetuosas que estimulam o espírito indagador –, elas se sentem
mais engajadas a experienciar o cotidiano escolar, pois se sentem apoiadas nesse
processo.
Além disso, os laços estabelecidos entre família e escola ajudam os alunos a de-
senvolver suas potencialidades, uma vez que os aprendizados adquiridos em um am-
biente e em outro se fundem e se complementam. Nesse sentido, Spodek e Saracho
(1998, p. 167) afirmam que:
O envolvimento dos pais na educação das crianças
tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal
[...]. Quando os pais iniciam uma parceria com a escola, o
trabalho com as crianças pode ir além da sala de aula, e as
aprendizagens na escola e em casa possam se complementa-
rem mutuamente.
A literacia familiar funciona, portanto, como uma expansão do trabalho feito em
sala de aula, ampliando as habilidades cognitivas, emocionais e sociais que são de-
senvolvidas no ambiente escolar.
Confira, então, duas propostas para expandir a leitura de Machado de Assis para
pequenos por meio da literacia familiar.
Lendo em família
Envie um texto explicativo aos familiares informando que os alunos leram em sala
de aula Machado de Assis para pequenos. Então, peça às famílias que organizem um
espaço confortável e acolhedor para que as crianças declamem os poemas da obra –
agora na companhia das famílias.
Depois, os alunos devem recontar os textos lidos sem o apoio do livro. Momentos
como esses são fundamentais na vida das crianças, pois uma família leitora inspira os
pequenos a se tornarem leitores também.
Sugira às famílias que, ao organizar o espaço da leitura, prepararem um lanchi-
nho para ser consumido depois, enquanto conversam sobre o livro, o autor, o adap-
tador e os aprendizados adquiridos com a obra.
20