Page 13 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 13
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacio-
nado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro
formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comuni-
cativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de di-
ferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
Pós-leitura
Conhecendo melhor a África
Em mais de um momento da narrativa, faz-se referência ao continente africano.
Levante questões a respeito do assunto como: o que vocês sabem a respeito desse
continente? Como imaginam que é a vida dos povos na África?
Se possível, mostre o mapa do continente para os alunos, divida a turma em
grupos com três integrantes e peça a cada grupo que escolha um país diferente da
África e faça uma pequena pesquisa a respeito desse país. Oriente-os a pesquisar so-
bre a cultura, a história, o relevo, o clima e outras curiosidades. Peça aos grupos que
montem uma apresentação – de preferência com recursos multimodais como música,
imagens etc. – que será feita para toda a turma.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de
interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios
impressos ou digitais.
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com
apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientan-
do-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem
à situação comunicativa.
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos,
relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
13