Page 13 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 13

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
  global.

        (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
        (EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacio-
  nado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro
  formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comuni-
  cativa e o tema/assunto do texto.
        (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de di-
  ferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
  preferências por gêneros, temas, autores.

Pós-leitura

Conhecendo melhor a África

     Em mais de um momento da narrativa, faz-se referência ao continente africano.
Levante questões a respeito do assunto como: o que vocês sabem a respeito desse
continente? Como imaginam que é a vida dos povos na África?

     Se possível, mostre o mapa do continente para os alunos, divida a turma em
grupos com três integrantes e peça a cada grupo que escolha um país diferente da
África e faça uma pequena pesquisa a respeito desse país. Oriente-os a pesquisar so-
bre a cultura, a história, o relevo, o clima e outras curiosidades. Peça aos grupos que
montem uma apresentação – de preferência com recursos multimodais como música,
imagens etc. – que será feita para toda a turma.

        (EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de
  interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios
  impressos ou digitais.

        (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com
  apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientan-
  do-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem
  à situação comunicativa.

        (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos,
  relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

        (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
  e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

                                                                                                               13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18