Page 10 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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as relações na sua vida? Afinal, talvez os adultos presentes na história também gosta-
riam de ser hipopótamos às vezes.
Como narrativa, o livro Quando crescer quero ser hipopótamo apresenta uma sé-
rie de qualidades como a coerência e a consistência da história, calcada em situações
cotidianas e com personagens envolventes. Além de Paulinho, personagem central
da história – pois é a partir da sua percepção da realidade que vamos conhecendo
os fatos –, temos o avô, Capitão Ernesto, homem severo, militar aposentado e apai-
xonado por cavalos, cuja maneira de agir o impediu de ter uma boa relação com o
filho e, consequentemente, com os netos. Há também a irmã de Paulinho, Júlia, que
enfrenta as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual com muita autonomia
e é a única que se afeiçoa ao avô, levando Paulinho ao desespero por essa repentina
amizade. Já o pai de Paulinho parece não conseguir perdoar os erros do próprio pai
até descobrir que o velho está doente; ao mesmo tempo, busca ter uma relação mais
próxima com os filhos, não querendo replicar o tipo de educação que recebeu. O
pai de Paulinho é músico, vocalista de uma banda de rock: se o seu encontro com a
esfera da arte foi um problema quando jovem para seu pai, ele incentiva os filhos a
se exercitarem nesse campo. Por fim, há a mãe, que aparentemente é a personagem
que menos aparece na narrativa; porém, é justamente ela quem força o convívio dos
familiares com o avô.
Trata-se de uma novela, pois há vários personagens, com histórias paralelas que
se passam em diferentes espaços. Dividida em capítulos curtos, essa novela é bastan-
te acessível aos alunos dessa faixa etária, com vocabulário próximo ao deles e escrita
informal. O narrador é o próprio Paulinho, e os fatos e informações são percebidos
a partir de sua visão, o que facilita a compreensão dos jovens leitores. No entanto,
há momentos em que a imaginação fértil do personagem, com algum tom poético,
alça voos e se permite ver o nascimento de um possível escritor. Além disso, há refe-
rências culturais em vários momentos, como a banda Nirvana, o ator John Wayne e
o jogador Felipe Melo, além de uma especial atenção ao continente africano, o que
permite também atividades interdisciplinares com as disciplinas de Arte e Geografia.
No livro, há dois conjuntos de temas que se destacam para serem explorados
pelo professor: amigos, família e escola; autoconhecimento, sentimentos e emo-
ções. O tema principal é a relação de Paulinho com sua família – especialmente
com seu avô.
Já o segundo tema (autoconhecimento, sentimentos e emoções) aparece na pró-
pria estrutura da narrativa ao apresentar como Paulinho é afetado pelas situações
narradas: com raiva, alegria, imaginação, dor, luto – sentimentos que o ajudam no
processo de amadurecimento.
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