Page 16 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 16
música de qualidade” – aplicados a outros gêneros que talvez sejam mais familiares a
eles (como funk, rap, sertanejo etc.) e quem ouviram falar desse modo. É importante
que essa conversa gire em torno do não julgamento, da liberdade de expressão, da
tolerância, da época e das transformações que ocorreram no meio sociocultural com
o passar do tempo.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos
da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a
escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram
produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de
expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música
em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunica-
ção (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnolo-
gias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os
diferentes grupos ou estratos sociais.
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no pro-
cesso de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atri-
buídos a elas.
Pós-leitura
Será que é bom mesmo ser um hipopótamo?
Ao final da leitura, pergunte aos alunos se entenderam o porquê de Paulinho
querer ser um hipopótamo quando crescer. Questione-os a partir da passagem no
fim da narrativa, em que o menino comenta a imagem que tem do animal como al-
guém que cuida dos filhos, mas também tem uma vida tranquila e sem problemas
de relacionamento (páginas 61-63). Pergunte também se, a partir das pesquisas que
fizeram e dos conhecimentos que obtiveram sobre hipopótamos na atividade de pré-
-leitura (Como é ser um hipopótamo), eles acham que Paulinho tem razão e que um
hipopótamo de fato não tem problemas de relacionamento.
Abra uma roda de conversa e pergunte se, na opinião deles, o que mais dificulta
a vida dos adultos são os relacionamentos. Pergunte também se sabem o que mais
tira a paz de seus pais ou responsáveis, por exemplo, e se acham que, se eles fossem
animais selvagens, teriam esses problemas.
16