Page 15 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 15

Pergunte aos alunos se eles sabem ou gostariam de saber mais alguma curiosi-
dade sobre os hipopótamos e estimule-os a fazer pesquisas na internet ou na biblio-
teca sobre o hipopótamo ou outros animais de seu interesse.

     Peça, então, que escrevam um pequeno texto em que deverão escolher um ani-
mal e justificar por que gostariam de ser esse animal – as explicações podem ser de
qualquer natureza, inclusive lúdica, pois a finalidade aqui é que as crianças exerçam
a criatividade para tentar justificar a escolha.

        (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
  do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
  para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
  (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
  organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
  digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
  organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Leitura

Quem me dera ser um peixe

     A música tem papel fundamental no livro Quando crescer quero ser hipopóta-
mo, seja pelo fato de o pai de Paulinho ser músico – e de Júlia estar sempre tocando
piano – ou pelas referências musicais mencionadas, como Nirvana. Quando essas
referências aparecerem na leitura, pergunte aos alunos se conhecem esses artistas e,
se possível, mostre para eles alguma música por meio de aplicativos da internet. Isso
também pode ser feito para outras referências culturais que aparecem no livro, como
o ator John Wayne, o lutador Conor McGregor ou o jogador de futebol Felipe Melo.

     Quanto à música propriamente dita, abra uma roda de conversa para falar a res-
peito do rock, pois esse parece ser um ponto de dificuldade na relação entre o pai e o
avô de Paulinho. O Capitão nunca apoiou a carreira do filho e parece desprezar esse
tipo de música. Conte aos alunos que, quando o rock surgiu, o gênero foi repudiado
pelas pessoas mais velhas, que achavam que aquilo, além de não ser boa música, era
imoral e degenerava os jovens; entretanto, o gênero se consolidou e se transformou
em um grande sucesso. Localize temporalmente esse momento histórico, com o apa-
recimento de Elvis Presley, Beatles e Rolling Stones. Pergunte aos alunos se conhe-
cem esse gênero ou esses artistas e mostre alguma canção deles (ou de outros que
achar conveniente) para que os alunos conheçam e comentem se gostaram ou não.
Pergunte também se eles já ouviram esses tipos de comentários – “imoral” e “não ser

                                                                                                               15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20