Page 12 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 12

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pres-
  suposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
  apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
  recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como so-
  bre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
  prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante
  a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
  cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
  de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.

        (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presen-
  cial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conver-
  sação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição
  do interlocutor.

Leitura

Roda de leitura

     Organize uma roda de leitura para que os estudantes façam uma leitura com-
partilhada do livro. Uma roda de leitura é uma prática pedagógica bastante útil, pois
você pode ir averiguando diretamente como as crianças estão compreendendo a
narrativa e se relacionando com ela.

     Oriente a leitura em capítulos e mescle capítulos a serem lidos em casa com
capítulos a serem lidos em sala de aula. Ao final da leitura de cada capítulo, levante
discussões com os alunos acerca dos acontecimentos do livro.

     Nessa narrativa, é interessante observar de que forma as crianças analisam o com-
portamento de Paulinho em relação ao avô: se eles consideram justo, se o compreen-
dem ou se acham que ele deveria agir como a irmã, Júlia. Isso também vale para os
outros personagens: a partir dos comentários a respeito deles, você poderá perceber,
além da atribuição de sentido, a reflexão a respeito da forma como os alunos pensam
que devem agir em situações complicadas como as que Paulinho vivencia.

12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17