Page 12 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pres-
suposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como so-
bre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante
a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presen-
cial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conver-
sação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição
do interlocutor.
Leitura
Roda de leitura
Organize uma roda de leitura para que os estudantes façam uma leitura com-
partilhada do livro. Uma roda de leitura é uma prática pedagógica bastante útil, pois
você pode ir averiguando diretamente como as crianças estão compreendendo a
narrativa e se relacionando com ela.
Oriente a leitura em capítulos e mescle capítulos a serem lidos em casa com
capítulos a serem lidos em sala de aula. Ao final da leitura de cada capítulo, levante
discussões com os alunos acerca dos acontecimentos do livro.
Nessa narrativa, é interessante observar de que forma as crianças analisam o com-
portamento de Paulinho em relação ao avô: se eles consideram justo, se o compreen-
dem ou se acham que ele deveria agir como a irmã, Júlia. Isso também vale para os
outros personagens: a partir dos comentários a respeito deles, você poderá perceber,
além da atribuição de sentido, a reflexão a respeito da forma como os alunos pensam
que devem agir em situações complicadas como as que Paulinho vivencia.
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