Page 11 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 11
III – PROPOSTAS DE ATIVIDADES:
DISCUTINDO A OBRA
Nesta seção, buscaremos auxiliar o trabalho com o livro Quando crescer quero
ser hipopótamo com apontamentos e sugestões de atividades para serem efetuadas
em sala de aula. É claro que cada turma tem as suas próprias características; por isso,
é preciso sempre buscar compreender de que modo podemos nos apropriar desse
conteúdo para o melhor uso da prática de aprendizagem. Para isso, partimos do
pressuposto de que a aprendizagem só se realiza de modo pleno quando se insere
em um ambiente de liberdade, em que a participação dos alunos é estimulada. As
crianças devem se sentir confortáveis para expressar as suas opiniões e impressões
a respeito do livro, mas também os seus desejos e vivências pessoais, sentindo-se
respeitadas e livres de julgamentos. Neste material, as atividades, em sintonia com as
diretrizes da BNCC para o 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, foram pensadas para
a criação de um ambiente acolhedor que incentiva a leitura em voz alta e o debate.
Segundo Isabel Solé (1988), as estratégias de leitura são as ferramentas necessá-
rias para o desenvolvimento da leitura proficiente. Sua utilização permite compreen-
der e interpretar de forma autônoma os textos lidos e pretende despertar o professor
para a importância em desenvolver um trabalho efetivo no sentido da formação do
leitor independente, crítico e reflexivo. Cabral (1986) identifica quatro fases no proces-
so de desenvolvimento da leitura: a decodificação, a compreensão, a interpretação e
a retenção. A decodificação resulta do reconhecimento dos símbolos escritos e da sua
ligação com os significados; a compreensão ocorre quando o leitor capta do texto a
temática e as ideias principais; a interpretação é a fase de utilização crítica do leitor, o
momento em que faz julgamentos sobre o que lê; e a retenção é o que o leitor absor-
ve do que compreendeu ou interpretou sobre o texto.
O livro Quando crescer quero ser hipopótamo permite, além disso, algumas ati-
vidades interdisciplinares com as áreas de Arte e Geografia, sugeridas na sequência.
Para isso, você poderá conversar com os colegas dessas outras áreas e combinar a
participação deles nesse processo.
Pré-leitura
Apresentando o livro
Neste primeiro momento, apresente o livro Quando crescer quero ser hipopó-
tamo e inicie a atividade questionando os alunos oralmente a respeito do título.
Pergunte o que eles imaginam que acontecerá na história a partir do título. Brinque
também com o fato de que, quando se é criança, a pergunta “O que você vai ser
quando crescer?” é recorrente, mas a resposta “hipopótamo” é uma novidade.
Pergunte, então, o que eles imaginam que significa isso e, se eles fossem um animal,
qual gostariam de ser e por quê. Se os alunos se sentirem confortáveis, peça que
imitem os animais que citaram.
11