Page 17 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 17

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
  cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
  de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
        (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
  comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
  riências etc.).
        (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida coti-
  diana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.

Pré-leitura

Falando sobre coisas da vida

     Comente com os alunos que, na história do livro Quando crescer quero ser hipo-
pótamo, há um conflito familiar entre avô, pai e filho (não é preciso entrar em deta-
lhes). Questione, então, como eles acham que situações familiares podem influenciar
a vida das crianças e se conhecem outras histórias (de filmes ou livros) que tratam de
assuntos parecidos. É importante deixar em aberto o espaço para que eles possam
falar de suas próprias experiências pessoais; porém, por se tratar de um tema deli-
cado, não os force a comentar a respeito de suas famílias e suas relações, mas crie
um clima para que eles se sintam confortáveis para falar caso assim desejem. Com
essa discussão, você criará uma relação de empatia dos alunos com o personagem
e atiçará a curiosidade deles para saber o que acontece com a história de Paulinho.
Peça, então, que façam a leitura do primeiro capítulo em casa para que comecem a
conhecer a história e os personagens.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
  cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
  de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
  comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
  riências etc.).

        (EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacio-
  nado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro
  formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comuni-
  cativa e o tema/assunto do texto.

                                                                                                               17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22