Page 18 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 18
Leitura
Encontrando-se com estranhos (e consigo mesmo)
Por se tratar de uma narrativa extensa, talvez você possa estabelecer momentos
para leitura compartilhada e outros para leituras silenciosas feitas em casa. Assim,
você poderá criar prazos de leitura que permitam que os alunos realizem as práticas
propostas a seguir tranquilamente. Para os capítulos lidos em casa, entregue a eles
uma pequena ficha de leitura apenas para que anotem os principais eventos ocor-
ridos na narrativa. Além disso, a fim de incentivar a literacia familiar, peça aos pais e
familiares que os ajudem nessa atividade.
Para as partes lidas em sala de aula, você pode questionar os alunos para ave-
riguar se as expectativas criadas estão sendo atingidas ou não, se eles localizaram
o tema da narrativa e as hipóteses criadas tanto a partir das partes lidas como da
vivência de leituras ou outras formas de narrativa (oral, cinema, desenhos animados
etc.). Também nesse momento, esclareça o significado de palavras desconhecidas –
a partir da inferência ou com a consulta ao dicionário. Primeiramente, tente fazê-los
inferir o significado das palavras pelo contexto: dê sugestões de frases em que elas
apareçam para que as crianças possam comparar e ajude-as a procurar no dicionário
o real significado delas. Por fim, mostre um sinônimo adequado à idade deles.
Assim, a divisão aqui proposta leva em consideração a própria divisão do livro
em capítulos, buscando trazer estratégias para que se relacione o tema do livro com
outras disciplinas, de acordo com as diretrizes da BNCC.
Capítulo 1: depois de pedir aos alunos que leiam o primeiro capítulo em casa,
releia com eles em sala de aula. Esse capítulo apresenta os personagens principais
e o conflito da narrativa; logo, conforme a leitura for se desenvolvendo, você pode
fazer questionamentos como:
• Quem está narrando a história?
• P elas informações do texto, como vocês imaginam Paulinho e o Capitão?
Qual é a impressão que tiveram desses dois personagens?
• Onde e quando se passa a história?
Peça aos alunos que anotem as informações que caracterizam os personagens –
por exemplo, o cheiro de loção do Capitão, o brinco na orelha de Paulinho e o fato
de Júlia ser cega. Pergunte por que eles acreditam que Paulinho tem essa atitude
com o avô e como eles acham que agiriam em uma situação parecida.
Capítulo 2: para ser lido em casa. Nesse capítulo, a família vai à cachoeira e ali
percebem-se algumas características da relação entre o avô e o pai de Paulinho. Nele
também aparecem as primeiras reações dos outros familiares com a chegada do avô.
Assim, peça aos alunos que leiam o capítulo em casa e respondam à seguinte ficha
de leitura.
18