Page 21 - Camila e o gato Um
P. 21
VI - BIBLIOGRAFIA COMENTADA
• BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacio-
nal Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 22 dez. 2021.
O documento estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasi-
leira. A proposta é desenvolver habilidades e competências, partindo do contato com objetos
do conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade, buscando formar um aluno crítico,
criativo e autônomo.
• B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra mim:
guia de literacia familiar. Brasília: MEC, Sealf, 2019a. Disponível em: http://
alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/conta-pra-mim-literacia.pdf. Acesso em:
16 dez. 2021.
O programa “Conta pra mim” faz parte da Política Nacional de Alfabetização e tem o objetivo
de orientar, estimular e promover práticas de literacia familiar. O material do projeto fornece
um conjunto de possibilidades para apoiar as famílias e os professores nesse processo, com
indicações de como fomentar o hábito da leitura em casa.
• BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Na-
cional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019b. Disponível em: https://
alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em: 16
dez. 2021.
Documento que define as estratégias de leitura em família e na escola, envolvendo a partici-
pação de todos no desenvolvimento das habilidades básicas de ler, escrever, contar e ouvir
no cotidiano da criança.
• MARTINS, Maria Helena Franco. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984.
(Coleção Primeiros Passos).
A autora é referência no tema leitura. O livro traz importantes informações para o professor
sobre o hábito de ler.
21