Page 21 - Camila e o gato Um
P. 21

VI - BIBLIOGRAFIA COMENTADA

     •	 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacio-
         nal Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
         basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 22 dez. 2021.

           O documento estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasi-
           leira. A proposta é desenvolver habilidades e competências, partindo do contato com objetos
           do conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade, buscando formar um aluno crítico,
           criativo e autônomo.

     •	 B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra mim:
         guia de literacia familiar. Brasília: MEC, Sealf, 2019a. Disponível em: http://
         alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/conta-pra-mim-literacia.pdf. Acesso em:
         16 dez. 2021.

           O programa “Conta pra mim” faz parte da Política Nacional de Alfabetização e tem o objetivo
           de orientar, estimular e promover práticas de literacia familiar. O material do projeto fornece
           um conjunto de possibilidades para apoiar as famílias e os professores nesse processo, com
           indicações de como fomentar o hábito da leitura em casa.

     •	 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Na-
         cional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019b. Disponível em: https://
         alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em: 16
         dez. 2021.

           Documento que define as estratégias de leitura em família e na escola, envolvendo a partici-
           pação de todos no desenvolvimento das habilidades básicas de ler, escrever, contar e ouvir
           no cotidiano da criança.

     •	 MARTINS, Maria Helena Franco. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984.
         (Coleção Primeiros Passos).

           A autora é referência no tema leitura. O livro traz importantes informações para o professor
           sobre o hábito de ler.

                                                                                                               21
   16   17   18   19   20   21   22