Page 7 - Camila e o gato Um
P. 7

II – ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO COM
    O LIVRO: MÃOS À OBRA

     De acordo com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o
tema da alfabetização é fundamental para a vida escolar e para o exercício da cida-
dania, sendo trazido com todo o vigor para o centro da política pública educacional
do país.

                                                Desde o nascimento, as crianças participam de situações
                                       comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais intera-
                                       gem. […] Progressivamente, as crianças vão ampliando e enri-
                                       quecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e
                                       de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se
                                       torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação.
                                       (BRASIL, 2017, p. 42)

     Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, as experiências iniciadas desde a
Educação Infantil ganham teor mais profundo. As atividades de leitura são essenciais,
pois trabalham a oralidade, que envolve não só o conhecimento da língua oral como
também estratégias de fala e escuta.

     Camila e o gato Um convida o pequeno leitor a entrar no cotidiano da família da
protagonista. O narrador descreve, com detalhes precisos, tudo o que acontece no
lar da menina. Diante de tantas emoções vivenciadas, a narrativa é um convite para
os alunos expressarem seus medos e suas inseguranças relacionadas às novas expe-
riências e às questões familiares. Essa é a grande importância da leitura: possibilitar
discussões, reflexões e a resolução de conflitos internos. O documento da Política
Nacional de Alfabetização (PNA) aponta que “quando as crianças aprendem a ler e
a escrever, elas adquirem um meio eficaz para conhecer e agir sobre o mundo à sua
volta, possibilitando abertura de novos caminhos para a equidade social” (BRASIL,
2019b, p. 19).

     A obra tem uma linguagem leve, simples, fácil de ser compreendida e que retrata
os aspectos da vida cotidiana com toques de humor, o que facilita o entendimento
das crianças da faixa etária entre 6 e 8 anos.

     Chame a atenção dos alunos para a estruturação do texto. Há mais de um
narrador na história e existem diálogos entre vários personagens. Em algumas se-
quências, o gato Um também aparece como narrador, contando como conheceu a
menina, por exemplo. Quando (e onde) ocorre a história, a descrição dos persona-
gens e o que se passa – o enredo – também são pontos importantes a serem aborda-
dos com os alunos.

     Autoconhecimento, sentimentos e emoções são alguns assuntos presentes na
obra: Camila sente-se insegura em mudar de escola e fica com medo de não conse-
guir fazer amigos e não ser bem aceita; ao mesmo tempo, sofre com o fato de seu
gato ter se mudado forçosamente para a casa de sua avó por conta da pressão do
síndico de seu prédio.

                                                                                                                7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12