Page 9 - BROCHE_MDP
P. 9
Seguem alguns exemplos de perguntas disparadoras da discussão:
• O que vocês sabem sobre o Japão?
• De qual tipo de manifestação cultural japonesa vocês já ouviram falar?
• Vocês conhecem alguém que saiba um pouco mais sobre a cultura japonesa?
• Como vocês imaginam que os japoneses se relacionam com a natureza?
• Vocês conhecem alguma história de origem japonesa?
Talvez a turma consiga responder a pouquíssimas questões com propriedade, mas
esse pode ser o despertar para o interesse em pesquisas mais profundas. Também
pode acontecer de algum aluno de origem oriental acrescentar seus conhecimentos,
compartilhando seus costumes e tradições com o coletivo – é importante deixar que
esse tipo de manifestação se dê com liberdade e respeito por parte dos ouvintes.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando
perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Leitura
Vamos ler juntos
Organize a turma em dez grupos e designe um kami que aparece no livro para
cada grupo. Peça, então, que os grupos leiam a parte do seu kami (primeiramente
em voz baixa). Depois, eles devem se organizar para que cada aluno do grupo leia
um trecho do texto do kami. Você deve ler a parte do velho vendedor e do Oni.
Destaque a importância de a leitura ser feita com entonação, gestos e expres-
sões faciais que condigam com o que o texto está narrando. Deixe que os grupos
ensaiem um pouco antes de fazer a leitura definitiva em voz alta para todos.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos)
observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça
(de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda
do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte
como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
9