Page 10 - BROCHE_MDP
P. 10
Pós-leitura
Conhecendo um pouco sobre o xintoísmo e os kami
Considerando que O conto do broche de madeira é narrado por diversos kami
– e com a intenção de familiarizar os alunos com os conceitos que estão envolvidos
nessa temática –, se possível, exiba o vídeo Como funciona o xintoísmo? (disponí-
vel em: https://www.youtube.com/watch?v=4yNTVkOaCsc; acesso em: 07 dez. 2021).
Esse vídeo explica de maneira objetiva, com imagens e muitos gráficos e mapas, um
pouco mais sobre a cultura japonesa e a sua relação com a natureza.
Ao fim da exposição, abra mais uma roda de discussão e retome algumas das
questões propostas na atividade de pré-leitura O que você sabe sobre o Japão?
Nesse momento, os alunos já terão mais conhecimento e propriedade para falar so-
bre o assunto. Proponha uma discussão comparando a maneira como os xintoístas se
relacionam com a natureza e como nós nos relacionamos com ela: se há semelhanças
ou diferenças no modo de viver deles e no nosso e quais são elas; se os alunos con-
cordam ou não com essa forma de viver; e o que puderam aprender com essa cultura.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações in-
seridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do
respeito às diferenças.
(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações
com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição iden-
titária dos povos antigos.
Pré-leitura
Construindo uma história
Fotografe ou escaneie algumas ilustrações do livro e imprima várias cópias.
Divida a turma em grupos com até três alunos e ofereça as ilustrações a eles para que
coloquem na ordem que desejarem e elaborem uma narrativa – uma história somen-
te a partir das ilustrações do livro.
10