Page 12 - BROCHE_MDP
P. 12
Leitura
Nomes e seus significados
O conto traz a história de um amor proibido entre uma princesa e um príncipe
cujos nomes são desconhecidos. Sendo assim, cada kami os nomeia de acordo com
as características que eles apresentam quando cruzam seu caminho. Nesta atividade,
com a intenção de olhar com mais profundidade para as escolhas desses nomes es-
pecíficos, peça aos alunos que anotem no caderno todos os nomes dados à princesa
e ao príncipe e seus significados conforme forem aparecendo durante a leitura. Se
você estiver conduzindo a leitura, faça uma pausa para as anotações.
Ao final da leitura, oriente-os a construir o seguinte quadro com essas
informações.
Nome em japonês Significado em Motivo
português
A construção do quadro auxiliará os alunos a visualizar as informações importan-
tes, classificando-as por tipo. É também um exercício de organização de dados que
facilitará a busca por informações.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a
ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de
maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração
etc.) e crônicas.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e
gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação
de dados e informações.
Pós-leitura
Desenhando nomes
A partir do quadro elaborado na atividade de leitura Nomes e seus significados,
cada aluno deverá escolher um nome do príncipe ou da princesa e fazer uma ilustra-
ção detalhada, deixando evidente em seu desenho a escolha do nome pelo kami por
meio de características visuais que revelam o momento da história em que o príncipe
12