Page 12 - BROCHE_MDP
P. 12

Leitura

Nomes e seus significados

     O conto traz a história de um amor proibido entre uma princesa e um príncipe
cujos nomes são desconhecidos. Sendo assim, cada kami os nomeia de acordo com
as características que eles apresentam quando cruzam seu caminho. Nesta atividade,

com a intenção de olhar com mais profundidade para as escolhas desses nomes es-

pecíficos, peça aos alunos que anotem no caderno todos os nomes dados à princesa

e ao príncipe e seus significados conforme forem aparecendo durante a leitura. Se
você estiver conduzindo a leitura, faça uma pausa para as anotações.

     Ao final da leitura, oriente-os a construir o seguinte quadro com essas
informações.

Nome em japonês            Significado em  Motivo
                              português

     A construção do quadro auxiliará os alunos a visualizar as informações importan-
tes, classificando-as por tipo. É também um exercício de organização de dados que
facilitará a busca por informações.

        (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a
  ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de
  maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração
  etc.) e crônicas.
        (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
        (EF04LP24) Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e
  gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação
  de dados e informações.

Pós-leitura

Desenhando nomes

     A partir do quadro elaborado na atividade de leitura Nomes e seus significados,
cada aluno deverá escolher um nome do príncipe ou da princesa e fazer uma ilustra-
ção detalhada, deixando evidente em seu desenho a escolha do nome pelo kami por
meio de características visuais que revelam o momento da história em que o príncipe

12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17