Page 13 - BROCHE_MDP
P. 13

e a princesa viveram. Oriente-os a não revelar o nome escolhido para a turma. Para a
atividade, disponibilize folhas de sulfite, canetinhas, lápis coloridos, tintas e pincéis.

     Elabore o quadro na lousa com a ajuda dos alunos, que devem ditar as informa-
ções para você. Convide-os, então, a apresentar seus desenhos aos colegas, que, por
sua vez, deverão tentar adivinhar qual nome foi representado levando em conta as
possibilidades de escolha no quadro feito na lousa.

     Utilizar a linguagem gráfica, como o uso do desenho, para revelar sentimentos,
emoções ou características físicas pode ser bastante desafiador e interessante.

        (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
  expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

        (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
  imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-
  -os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

        (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
        (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (dese-
  nho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instala-
  ção, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos,
  recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
        (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, co-
  letivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
        (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar
  sentidos plurais.

Pré-leitura

Os sons da natureza

     Inspirada pelos kami, que representam elementos da natureza, esta atividade é
um convite aos alunos para que utilizem efeitos sonoros para os elementos da natu-
reza. Esse tipo de atividade poderá contar com o auxílio do professor de música. A
interdisciplinaridade potencializa aprendizados, pesquisas e elaboração de contex-
tos significativos.

     Faça um levantamento dos elementos da natureza representados no livro, como
árvore, Lua, rio, vento etc. Organize a turma em grupos e determine um desses ele-
mentos para cada grupo. Disponibilize instrumentos musicais e/ou outros objetos
que possam ser utilizados para produzir sons e peça que cada grupo produza os sons
que julguem ter a ver com o elemento a ele determinado. Eles também podem usar
o próprio corpo para produzir os sons, como assobiar, bater palmas, bater os pés etc.

                                                                                                               13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18