Page 14 - BROCHE_MDP
P. 14

Faça uma brincadeira e proponha que você vai falar o elemento da natureza e o
grupo deve fazer, imediatamente, o som correspondente: alterne os elementos, fale
rapidamente, repita o mesmo elemento duas vezes para pegá-los de surpresa.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
  ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
  tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio
  corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos,
  reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de ins-
  trumentos musicais variados.

Leitura

Leitura com efeitos sonoros

     Após as pesquisas e a exploração dos sons proposta na atividade de pré-leitura
Os sons da natureza, proponha que os grupos se dividam em grupos menores: cada
subgrupo ficará responsável por sonorizar um trecho da história, reproduzindo os
sons da natureza e fazendo outros efeitos sonoros de acordo com o que acontece na
história. Cada grupo deverá, então, escolher um ou mais leitores, que vão ler o conto
em voz alta enquanto os demais componentes do grupo ficam responsáveis pelos
efeitos sonoros. Lembre-os de que, além dos efeitos sonoros, os leitores devem pres-
tar atenção ao tom de voz, aos gestos e às expressões faciais que representem o que
está sendo lido.

     Depois dos ensaios, os grupos deverão se apresentar para a turma ou para os
alunos de outras turmas (do mesmo ano ou não). Colocar-se no papel de protagonis-
tas de uma leitura sonorizada será uma oportunidade de enfrentar medos e insegu-
ranças de forma divertida e criativa.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
  ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
  tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos)
  observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça
  (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

        (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do
  imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-
  -os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19