Page 11 - BROCHE_MDP
P. 11

Como forma de aguçar a criatividade, a partir do exercício de olhar atentamente para
as imagens da narrativa, oriente-os a olhar para os detalhes a fim de enriquecer a narrativa
que estão criando. Destaque que quando trabalham de forma coletiva, devem respeitar
opiniões diferentes, abrir mão em alguns momentos e acolher os comentários dos colegas.

     Peça, então, que escrevam a narrativa e explique que a escrita precisa ser clara,
com variação de vocabulário, pontuação adequada e ortografia correta.

     Ao final, convide os grupos a ler suas histórias inventadas para toda a turma, exer-
citando também a eloquência, dicção e desenvoltura durante a leitura em voz alta.

        (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pres-
  suposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
  apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
  recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como so-
  bre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
  prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante
  a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

        (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
  do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
  para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
  (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
  organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
  digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
  organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

        (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a
  colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acrésci-
  mos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

        (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
  ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
  tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

        (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
  lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
  necessário.

        (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gra-
  maticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
  pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
  em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

        (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágra-
  fos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

                                                                                                               11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16