Page 11 - BROCHE_MDP
P. 11
Como forma de aguçar a criatividade, a partir do exercício de olhar atentamente para
as imagens da narrativa, oriente-os a olhar para os detalhes a fim de enriquecer a narrativa
que estão criando. Destaque que quando trabalham de forma coletiva, devem respeitar
opiniões diferentes, abrir mão em alguns momentos e acolher os comentários dos colegas.
Peça, então, que escrevam a narrativa e explique que a escrita precisa ser clara,
com variação de vocabulário, pontuação adequada e ortografia correta.
Ao final, convide os grupos a ler suas histórias inventadas para toda a turma, exer-
citando também a eloquência, dicção e desenvoltura durante a leitura em voz alta.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pres-
suposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como so-
bre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice,
prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante
a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
(onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acrésci-
mos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formu-
lando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que
necessário.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gra-
maticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágra-
fos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
11