Page 8 - BROCHE_MDP
P. 8
III – PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Considerando a faixa etária de alunos de 4o e 5o anos, é importante promover e
incentivar o gosto pela leitura. Momentos de leitura e de escrita não devem ser espo-
rádicos nas escolas, e sim propostas permanentes e envolventes.
O espaço de aprendizagem precisa estar organizado de forma a valorizar livros,
revistas, jornais, histórias em quadrinhos, entre outros materiais que podem conter
textos para leitura. Um espaço aconchegante com almofadas ou pufes, um tapete no
chão com um cesto de livros ao lado e luzes direcionais como abajures ou luminárias
pedestais são elementos que podem tornar esse espaço mais convidativo.
A forma como você apresenta um novo livro aos alunos faz toda a diferença
para despertar ou não o interesse deles pela leitura. As estratégias como entonação,
expressões faciais e diferentes vozes para diferentes personagens podem contribuir
positivamente para que os alunos adquiram o gosto por ouvir histórias – e isso impac-
tará diretamente na postura deles como leitores.
Rodas de leitura coletiva e atividades que envolvam a temática de determina-
das leituras também podem aprofundar nos alunos o desejo por se encantar com as
narrativas.
Neste material, você encontrará propostas inspiradas no livro O conto do bro-
che de madeira que servirão como pontapé inicial na relação dos alunos com esse
livro especificamente. Porém, você pode adaptar essas propostas utilizando algumas
ideias em outras leituras também, além de elaborar suas próprias atividades de acor-
do com os interesses e necessidades do grupo.
É importante ressaltar que a criança só vai demonstrar o gosto por ouvir histórias,
ler e escrever narrativas se ela estiver encantada e inspirada, por isso devemos nos
tornar educadores cada dia mais inspiradores.
Pré-leitura
O que você sabe sobre o Japão?
Com a intenção de aproximar os alunos da cultura oriental, que é muito rica e
está presente de forma bastante evidente na obra O conto do broche de madeira,
esta atividade será apenas um ponto de partida, abrindo o espaço para a discus-
são coletiva. Você deverá lançar algumas perguntas disparadoras para que os alunos
discutam entre si. Esse momento pode acontecer em uma roda de conversa com o
grupo todo. É importante que todos possam se ver e compartilhar suas impressões.
Eles podem estar sentados no chão ou nas cadeiras, compondo um círculo no espaço
educativo. Seja o escriba ou convide alguns alunos para realizar anotações dos prin-
cipais pontos da discussão em tópicos na lousa, tornando os pensamentos do grupo
visíveis a todos.
8