Page 7 - BROCHE_MDP
P. 7

II – ESTRATÉGIAS PARA O TRABALHO COM A
    OBRA: CONTEXTOS QUE ENVOLVEM OS
    MOMENTOS DE LEITURA

     O conto do broche de madeira revela aspectos culturais orientais que podem
enriquecer o repertório dos alunos. A partir do contato com a obra, os alunos pode-
rão conhecer um pouco mais sobre o xintoísmo e a maneira com que os japoneses se
relacionam com os kami – ou “deuses da natureza”.

     O conto permite que os alunos compreendam a história por diferentes pontos de
vista, uma vez que há muitos narradores que agregam detalhes e perspectivas, permi-
tindo a realização de reflexões e discussões.

     O livro não precisa ser lido por completo em um primeiro instante. Pode ser com-
partilhado aos poucos, para que os alunos se apropriem dos aspectos culturais que
poderão facilitar a compreensão futura. Realize pesquisas e se familiarize com essa
cultura tão preciosa e particular para que, assim, você consiga auxiliar seus alunos no
entendimento do conto e esteja apto a tirar dúvidas de forma a proporcionar que eles
mergulhem mais profundamente nessa cultura tão rica.

     São inúmeras as possibilidades de propostas de atividades de pré-leitura, leitura e
pós-leitura que você poderá oferecer aos alunos. Neste material, você encontrará algu-
mas sugestões que têm como objetivo o aprofundamento do trabalho com alunos de
4o e 5o anos. Essas propostas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

     A obra articula elementos da natureza e as relações entre os personagens com
esses elementos, tanto no aspecto socioemocional quanto na dimensão da aventura
e do encantamento. Essas relações permitem que os alunos estabeleçam reflexões
acerca de seu modo de ver o mundo, olhar para a natureza e compreender o que ela
representa para as diferentes culturas.

     O conto do broche de madeira é uma grande aventura narrada por diversos per-
sonagens; por se tratar de uma história de origem oriental, é carregada de significa-
dos que só ficam mais claros quando há pesquisa e aprofundamento, por isso ela traz
um convite a conhecer e a investigar uma nova cultura.

                                                                                                                7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12