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IV – INDO ALÉM DA SALA DE AULA
A família e os responsáveis também têm papel essencial para o desenvolvimen-
to do comportamento leitor dos alunos. O ideal é que esse comportamento seja
desenvolvido gradativamente com o crescimento das crianças. Para isso, é essencial
que, desde pequenos, as crianças tenham uma rotina diária de leitura em família, que
pode ocorrer em diversos momentos do dia e com diferentes gêneros textuais, como
livro, notícia, poesia, música etc.
Além de proporcionar esses momentos de leitura, é importante facilitar o acesso dos
alunos e das famílias a livros, revistas, jornais e outros materiais de leitura de qualidade.
Neste material, foram propostas duas atividades com a intenção de contar com a
participação ativa das famílias. Porém, além de solicitar o envolvimento com as pes-
quisas ou a confecção de algum material, as famílias ou responsáveis precisam acom-
panhar o dia a dia dos alunos, mantendo um diálogo aberto sobre suas vivências na
escola, os livros que foram contados, os autores e ilustradores e a importância de ler
e escrever para cada um.
Descobrindo o Japão
Diferentemente de uma pesquisa que utiliza recursos de internet, livros e revis-
tas, a pesquisa de campo tem como objetivo fazer com que cada aluno busque, no
meio em que vive, pessoas que possam contribuir com as suas experiências e vivên-
cias de forma ativa e participativa. Por esse motivo, esta atividade será proposta para
os alunos realizarem durante um fim de semana com suas famílias ou responsáveis.
Essa pesquisa de campo pode envolver uma visita a amigos da família, vizinhos
ou bairros em que haja muitas pessoas, lojas ou restaurantes de origem oriental,
possibilitando, assim, que a comunidade contribua ativamente para a construção de
conhecimento dos alunos.
Previamente, em sala de aula, os alunos deverão elaborar uma lista com pelo
menos cinco perguntas que possam ser realizadas em forma de entrevista a fim de
aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura oriental. Isso fará parte de seus pri-
meiros contatos com a cultura de forma viva e dinâmica.
O ato de elaborar questionamentos – e buscar respostas para eles – é um passo
significativo para o desenvolvimento do caráter pesquisador dos alunos. Por isso,
embora o resultado dessa pesquisa seja o principal objetivo, os alunos também es-
tarão exercitando a desenvoltura no momento de realizar uma entrevista, principal-
mente quando essa entrevista é com alguém desconhecido – o que pode ser bastan-
te desafiador.
Cada aluno poderá realizar a entrevista com várias pessoas se desejar. Uma vez
realizadas as pesquisas de campo, os alunos serão convidados a compartilhar, em
sala de aula, o resultado de suas pesquisas, aumentando significativamente o reper-
tório da turma sobre o tema.
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