Page 18 - BROCHE_MDP
P. 18
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, pre-
ocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações in-
seridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do
respeito às diferenças.
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias fami-
liares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-bra-
sileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.),
valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a forma-
ção da cultura local, regional e brasileira.
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desi-
gualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
Produzindo um kami da família
Envie o livro O conto do broche de madeira para a casa dos alunos e proponha,
em um comunicado aos pais ou responsáveis, que eles leiam o conto com os alunos.
Peça, então, que juntos inventem um kami que represente a família, elaborando um
pequeno texto explicando e nomeando esse kami.
Os kami inventados poderão ser representados por meio de linguagens artís-
ticas; porém, em vez do uso de desenho ou pintura, a sugestão é que os alunos e
familiares busquem acessórios ou produzam roupas/vestimentas e caracterizem esse
kami. Os alunos poderão tirar várias fotos – desde o momento em que começarem a
fazer essa representação até a produção propriamente dita – e compartilhá-las com
a turma enquanto realizam a leitura da descrição do kami. Os colegas podem, então,
associar as características presentes no texto com a imagem do figurino mostrado
nas fotos.
A etapa da produção dessa vestimenta com as famílias é um momento de parti-
cipação e compartilhamento dessa criação engenhosa e inovadora, trazendo a escola
para perto da casa.
18