Page 15 - BROCHE_MDP
P. 15

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de his-
  tórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais
  convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Pós-leitura

E o que podemos fazer depois da leitura?

     Depois de ler o livro O conto do broche de madeira, proponha aos alunos de 4o
ano a produção de um jornal em que vão contar a história do amor do príncipe e da
princesa. Organize-os em grupos com quatro ou cinco alunos e proponha que cada
grupo escolha a versão de um kami diferente para contar essa história de amor.
Os grupos, então, deverão escolher se será uma notícia para um jornal de rádio, TV
ou internet; a partir daí, eles devem elaborar um roteiro baseado na versão escolhida
e dando um desfecho para a história. Eles irão gravar a notícia em áudio ou vídeo (a
depender do que foi escolhido). Explique que não é a qualidade do material digital
que importa, mas a do texto e da apresentação que vão fazer. Eles deverão escolher
o apresentador, que precisa se portar como tal no áudio ou no vídeo – podendo, in-
clusive, inventar entrevistas com possíveis testemunhas do caso ou com o príncipe e a
princesa (de acordo com a maneira como o grupo vai conduzir o desfecho da história).

     Aos alunos de 5o ano, pode-se propor a criação de um vlog no qual os grupos
deverão realizar uma crítica sincera e com poder argumentativo a respeito da obra
O conto do broche de madeira, indicando ou não a leitura para seus espectadores e
justificando o motivo de sua posição. Além disso, eles deverão incluir uma breve si-
nopse da história e as características dos personagens, além de discorrer brevemente
sobre a relação da cultura oriental com a natureza. Eles também devem ser orienta-
dos a fazer um roteiro, escolher o apresentador e caprichar na produção do vídeo.

        (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
  do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
  para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
  (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
  organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
  digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
  organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

        (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a
  colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acrésci-
  mos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

                                                                                                               15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20