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(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de his-
tórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais
convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
Pós-leitura
E o que podemos fazer depois da leitura?
Depois de ler o livro O conto do broche de madeira, proponha aos alunos de 4o
ano a produção de um jornal em que vão contar a história do amor do príncipe e da
princesa. Organize-os em grupos com quatro ou cinco alunos e proponha que cada
grupo escolha a versão de um kami diferente para contar essa história de amor.
Os grupos, então, deverão escolher se será uma notícia para um jornal de rádio, TV
ou internet; a partir daí, eles devem elaborar um roteiro baseado na versão escolhida
e dando um desfecho para a história. Eles irão gravar a notícia em áudio ou vídeo (a
depender do que foi escolhido). Explique que não é a qualidade do material digital
que importa, mas a do texto e da apresentação que vão fazer. Eles deverão escolher
o apresentador, que precisa se portar como tal no áudio ou no vídeo – podendo, in-
clusive, inventar entrevistas com possíveis testemunhas do caso ou com o príncipe e a
princesa (de acordo com a maneira como o grupo vai conduzir o desfecho da história).
Aos alunos de 5o ano, pode-se propor a criação de um vlog no qual os grupos
deverão realizar uma crítica sincera e com poder argumentativo a respeito da obra
O conto do broche de madeira, indicando ou não a leitura para seus espectadores e
justificando o motivo de sua posição. Além disso, eles deverão incluir uma breve si-
nopse da história e as características dos personagens, além de discorrer brevemente
sobre a relação da cultura oriental com a natureza. Eles também devem ser orienta-
dos a fazer um roteiro, escolher o apresentador e caprichar na produção do vídeo.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzi-
do, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/
para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação
(onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto,
organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acrésci-
mos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
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