Page 23 - Machado de Assis para pequenos
P. 23
VI – BIBLIOGRAFIA COMENTADA
• B IOGRAFIA. Machado de Assis. Academia Brasileira de Letras. Disponível
em: www.academia.org.br/academicos/machado-de-assis/biografia. Acesso
em: 22 dez. 2021.
Página com informações sobre a vida e a obra de Machado de Assis.
• B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacio-
nal Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 22 dez. 2021.
A BNCC estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasileira.
A proposta de desenvolver habilidades e competências partindo do contato com objetos do
conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade,busca formar um aluno crítico, criativo
e autônomo.
• B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional
de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://alfabet-
izacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.
Documento que elenca propostas que buscam elevar a qualidade da alfabetização no Brasil.
• COMO fazer chapéu de dobradura. [S. l.: s. n.], 20 set. 2018. 1 vídeo (3
min). Publicado pelo Canal da tia Nú. Disponível em: www.youtube.com/
watch?v=7zKYI2QiAYA. Acesso em: 22 dez. 2021.
Tutorial sobre como fazer chapéu de dobradura.
• D’AGOSTINHO, Toni. Machado de Assis para pequenos. São Paulo:
LeCHAT, 2021.
Obra objeto de estudo deste material.
• F REIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São
Paulo, v. 15. n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7S-
D7XHW9gbW54RKWHcL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 dez. 2021.
Nessa carta, Paulo Freire estabelece com professores um diálogo sobre práticas de ensino
que ajudam os educandos a entender não só as palavras, mas também o mundo.
• L AJOLO, Marisa. Meus alunos não gostam de ler. O que eu faço? Campi-
nas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010.
Elaborado pela professora e pesquisadora Marisa Lajolo, esse manual traz uma série de refle-
xões sobre a prática leitora dos alunos. Ao ler essa obra, invariavelmente repensamos nosso
lugar como leitores e ouvintes.
• SPODEK, Bernard; SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de 3 a 8 anos.
Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Nessa obra, o autor faz um resgate da história e da teoria da educação para a primeira in-
fância e reflete sobre a importância de o professor ter um objetivo com as experiências de
aprendizagem.
23