Page 23 - Machado de Assis para pequenos
P. 23

VI – BIBLIOGRAFIA COMENTADA

     •	 B IOGRAFIA. Machado de Assis. Academia Brasileira de Letras. Disponível
         em: www.academia.org.br/academicos/machado-de-assis/biografia. Acesso
         em: 22 dez. 2021.

           Página com informações sobre a vida e a obra de Machado de Assis.

     •	 B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacio-
         nal Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
         basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 22 dez. 2021.

           A BNCC estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasileira.
           A proposta de desenvolver habilidades e competências partindo do contato com objetos do
           conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade,busca formar um aluno crítico, criativo
           e autônomo.

     •	 B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional
         de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://alfabet-
         izacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em: 22 dez. 2021.

           Documento que elenca propostas que buscam elevar a qualidade da alfabetização no Brasil.

     •	 COMO fazer chapéu de dobradura. [S. l.: s. n.], 20 set. 2018. 1 vídeo (3
         min). Publicado pelo Canal da tia Nú. Disponível em: www.youtube.com/
         watch?v=7zKYI2QiAYA. Acesso em: 22 dez. 2021.

           Tutorial sobre como fazer chapéu de dobradura.

     •	 D’AGOSTINHO, Toni. Machado de Assis para pequenos. São Paulo:
         LeCHAT, 2021.

           Obra objeto de estudo deste material.

     •	 F REIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São
         Paulo, v. 15. n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7S-
         D7XHW9gbW54RKWHcL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 dez. 2021.

           Nessa carta, Paulo Freire estabelece com professores um diálogo sobre práticas de ensino
           que ajudam os educandos a entender não só as palavras, mas também o mundo.

     •	 L AJOLO, Marisa. Meus alunos não gostam de ler. O que eu faço? Campi-
         nas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010.

           Elaborado pela professora e pesquisadora Marisa Lajolo, esse manual traz uma série de refle-
           xões sobre a prática leitora dos alunos. Ao ler essa obra, invariavelmente repensamos nosso
           lugar como leitores e ouvintes.

     •	 SPODEK, Bernard; SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de 3 a 8 anos.
         Porto Alegre: ArtMed, 1998.

           Nessa obra, o autor faz um resgate da história e da teoria da educação para a primeira in-
           fância e reflete sobre a importância de o professor ter um objetivo com as experiências de
           aprendizagem.

                                                                                                               23
   18   19   20   21   22   23   24