Page 5 - Machado de Assis para pequenos
P. 5

I – CARTA AO PROFESSOR: LER É
   CULTIVAR BONS HÁBITOS

     Caro professor,
     Você é um leitor? Você sabe cultivar o hábito da leitura nos alunos?
     É sabido que a leitura é fundamental no desenvolvimento das crianças. O ato
de ler enriquece o vocabulário, amplia o conhecimento de mundo e aprimora a ca-
pacidade interpretativa, além de desenvolver a escrita e habilidades intelectuais e
socioemocionais.
     Nessa fase em que se encontram os alunos dos 1o, 2o e 3o anos, a leitura é ainda
mais importante, pois ela deve fazer parte de todo o processo de alfabetização das
crianças. Para que esse processo ocorra de maneira eficiente, é importante que você
cultive nos alunos o gosto pela leitura de modo que esta seja não apenas um hábito,
mas também algo prazeroso. E como fazer isso?
     Uma das formas é fazendo com que os alunos enxerguem o ato de ler como algo
lúdico e agradável. Para isso, você já conta com uma grande aliada: a curiosidade na-
tural das crianças. Aguce essa curiosidade permitindo que elas interajam com o texto
de modo pessoal, criem hipóteses acerca da leitura e, nesses momentos, abusem da
imaginação e da fantasia.
     Conciliar a leitura com o senso de investigação e de curiosidade, além de se
certificar de que o que foi lido está sendo compreendido, é essencial, uma vez que

                                                Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gra-
                                       tificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume,
                                       diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de
                                       ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura,
                                       sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler é procu-
                                       rar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos
                                       fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da
                                       escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa
                                       em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação.
                                       (FREIRE, 2001, p. 261)

     Nesse sentido, você, professor, também precisa se envolver com o livro que será
apresentado às crianças, pois só assim será capaz de instigar nelas a busca pelas des-
cobertas que só o universo dos livros nos possibilita.

Por que ler esse livro?
     Se é verdade que a leitura desenvolve o senso crítico dos leitores, é mais verdade
ainda que ler autores geniais aprimora sobremaneira esse aspecto.

     Sabemos que Machado de Assis é genial, mas entendemos também que
os seus textos, por sua linguagem formal e muitas vezes enigmática, podem se
mostrar bastante complexos para crianças que estão nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. No entanto, nada nos impede de apresentar-lhes aquele que é

                                                                                                                5
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10