Page 5 - Camila e o gato Um
P. 5
I – CARTA AO PROFESSOR: INCENTIVO
À LEITURA
Caro professor,
Sabemos o quanto é importante desenvolver nas crianças a capacidade de adqui-
rir um vocabulário amplo e abrangente e como a leitura contribui muito bem para isso.
Ao ouvir histórias, a criança vai crescendo e estendendo seu gosto por ler e des-
cobrir coisas novas, aprendendo até mesmo maneiras de resolver conflitos.
Em nossa prática docente, o momento da leitura acaba sendo crucial para aco-
lher a turma e promover reflexões sobre os desafios do cotidiano. Dessa maneira,
os alunos assumem uma postura ativa em seu processo de aprendizagem, pois per-
cebem que são capazes de se posicionar, questionar e elaborar argumentos bem
fundamentados.
O processo de construção das habilidades de leitura se inicia na infância, em es-
pecial na Educação Infantil, e aumenta progressivamente dos anos iniciais do Ensino
Fundamental até o Ensino Médio. A participação dos alunos nessas atividades pos-
sibilita “uma ampliação de repertório de experiências, práticas, gêneros e conheci-
mentos que podem ser acessados diante de novos textos, configurando-se como
conhecimentos prévios em novas situações de leitura” (BRASIL, 2017, p. 75).
As sugestões de atividades que se seguem foram elaboradas para auxiliar e
incentivar a leitura em sala de aula, possibilitando uma aprendizagem prazerosa e
significativa.
Por que ler este livro?
Camila e o gato Um narra o cotidiano de uma menina de oito anos que está
apreensiva com a mudança de escola. Acontecimentos da rotina da garota são rela-
tados e, conforme os personagens vão surgindo, há um envolvimento do leitor com
a trama, deixando a imaginação dominar cada detalhe e os sentimentos fluírem no
processo de identificação das relações humanas ali presentes.
O livro convida os leitores a refletir sobre suas fragilidades, sendo muito pro-
vável que os alunos se identifiquem com as questões existenciais que Camila en-
frenta diariamente e com sua relação afetiva com os felinos. A leitura de Camila e o
gato Um é indicada para alunos de 1o a 3o ano do Ensino Fundamental e tem como
temas principais família, amigos e escola, aprofundando questões como amizade,
medo e mudanças.
Além disso, com linguagem simples, a obra evoca emoções e afetos relevantes no
desenvolvimento emocional da criança e trata, de forma engraçada e surpreendente,
de situações que poderiam ser banais – o que permite o desenvolvimento do tema
secundário, mas não menos importante: autoconhecimento, sentimentos e emoções.
Cada página revela uma forma muito especial da protagonista em lidar com as co-
branças da vida familiar e escolar. Com humor e reviravoltas, esse conto certamente
5