Page 20 - BROCHE_MDP
P. 20
V – SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS
COMPLEMENTARES
Artigo
• C YRIACO, Lua Bueno. Mukashi banashi, os contos antigos (ou contos de fada)
do Japão. Tudo éX Texto, 24 jul. 2019. Disponível em: https://txtmagazine.
com.br/materia-mukashi-banashi-os-contos-antigos-ou-contos-de-fada-do-
japao. Acesso em: 16 dez. 2021.
Esse artigo fala um pouco sobre os contos antigos do Japão, suas características e como sur-
giram, fazendo comparações entre versões modernas e antigas.
Vídeos
• E NTREVISTA com o autor e ilustrador Fernando A. Pires pela Abacatte Editori-
al. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (16 min). Publicado pelo canal Grupo Editorial Lê.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2MDFgcgggo4. Acesso
em: 16 dez. 2021.
Nessa entrevista, o autor e ilustrador Fernando A. Pires fala especificamente da obra Uma
gota de poesia a cada rio da Amazônia. Porém, apesar de falar sobre apenas uma de suas
obras, ele também fala bastante sobre ele mesmo, como começou a desenhar e a escrever,
sua trajetória e suas inspirações. Trata-se de um vídeo que vale a pena assistir para conhecer
um pouquinho mais sobre o autor.
• V IAGENS da leitura. [Fortaleza: s. n.], 2013. 2 vídeos (61 min). Publicado pelo
blog Projeto Literacia. Disponível em: https://projetoliteracia.wordpress.
com/2013/12/13/documentario-viagens-da-leitura. Acesso em: 16 dez. 2021.
Um grupo de educadoras monta bibliotecas em diversas regiões do Brasil, promovendo o
incentivo à leitura nas comunidades. Dessa forma, elas trazem aos educadores e alunos opor-
tunidades de se aproximar dos livros e orientam os educadores a desenvolver atividades sig-
nificativas para promover a literacia.
• A LENDA de Tanabata, por Lúcia Hiratsuka. [São Paulo: s. n.], 2020. 1 vídeo (3
min 45). Publicado pelo canal Japan House São Paulo. Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=ouQ5jyilsHU. Acesso em: 16 dez. 2021.
Essa lenda oriental traz consigo uma narrativa muito parecida com a do livro O conto do
broche de madeira. Ela também conta com ilustrações delicadas e significativas e pode servir
de inspiração para os alunos quando forem realizar desenhos – ou então se estiverem muito
interessados na cultura japonesa. Esse vídeo pode ser exibido ao grupo como forma de trazer
novas perspectivas para contos orientais.
20