Page 22 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 22
turma em grupos e peça que elaborem um resumo da história, retomando os princi-
pais pontos abordados. Abra, então, uma roda de conversa e pergunte se a leitura
desse livro os levou a pensar sobre os relacionamentos que têm com amigos e com
as pessoas de sua família e se, de alguma forma, a história de Paulinho pôde contri-
buir para que repensassem seus relacionamentos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gra-
maticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de di-
ferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
22