Page 21 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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Capítulos 8 e 9: para serem lidos em sala de aula. Chegamos ao final da história,
e dois pontos devem ser ressaltados: primeiramente, os fatos de nem Paulinho contar
ao pai sobre a bofetada que levou do avô nem Alfredo contar para a diretora que
Paulinho bateu nele; depois, o fato de o Capitão falecer e como isso afeta Paulinho.
Assim, conforme as cenas forem transcorrendo durante a leitura, provoque discus-
sões perguntando aos alunos:

     •	 P or que vocês acham que os personagens agiram da forma como agiram (sem
         denunciar as brigas)?

     •	 V ocês acham que não contar sobre a violência que sofreram foi a melhor de-
         cisão para os personagens? Por quê?

     •	 Será que os personagens perceberam que perdoar é melhor do que buscar
         vingança? O que vocês acham?

     Depois, converse com os alunos a respeito da morte do avô: Paulinho vê seu
pai ir cuidar do avô até a morte do velho e reflete: “Ficaram tantos anos sem se ver,
brigados... agora acabou, não adianta mais. O velho já se foi, e vão se encontrar de
novo, mas só se for no céu. E olhe lá” (OLIVEIRA, 2021, p. 60-61). Então, pergunte:

     •	 O que vocês pensam a respeito dessa frase?
     •	 Será que valeu a pena tanta briga?
     •	 Precisou a morte de um para que eles se reconciliassem?
     •	 Em relação a Paulinho, será que valeu a pena ficar embirrado com o avô e

         desperdiçar o pouco tempo que poderia ter tido com ele?

        (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
        (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de di-
  ferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
  preferências por gêneros, temas, autores.
        (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais
  que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura
  narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do dis-
  curso indireto e discurso direto.
        (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito
  gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas,
  diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Pós-leitura

Tirando conclusões

     Com o final da leitura, deixe os alunos falar livremente sobre as suas impressões
a respeito do livro: se gostaram ou não, o que mais lhes interessou, o que eles acham
que aconteceu com Paulinho e sua família depois do fim da história etc. Organize a

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