Page 21 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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Capítulos 8 e 9: para serem lidos em sala de aula. Chegamos ao final da história,
e dois pontos devem ser ressaltados: primeiramente, os fatos de nem Paulinho contar
ao pai sobre a bofetada que levou do avô nem Alfredo contar para a diretora que
Paulinho bateu nele; depois, o fato de o Capitão falecer e como isso afeta Paulinho.
Assim, conforme as cenas forem transcorrendo durante a leitura, provoque discus-
sões perguntando aos alunos:
• P or que vocês acham que os personagens agiram da forma como agiram (sem
denunciar as brigas)?
• V ocês acham que não contar sobre a violência que sofreram foi a melhor de-
cisão para os personagens? Por quê?
• Será que os personagens perceberam que perdoar é melhor do que buscar
vingança? O que vocês acham?
Depois, converse com os alunos a respeito da morte do avô: Paulinho vê seu
pai ir cuidar do avô até a morte do velho e reflete: “Ficaram tantos anos sem se ver,
brigados... agora acabou, não adianta mais. O velho já se foi, e vão se encontrar de
novo, mas só se for no céu. E olhe lá” (OLIVEIRA, 2021, p. 60-61). Então, pergunte:
• O que vocês pensam a respeito dessa frase?
• Será que valeu a pena tanta briga?
• Precisou a morte de um para que eles se reconciliassem?
• Em relação a Paulinho, será que valeu a pena ficar embirrado com o avô e
desperdiçar o pouco tempo que poderia ter tido com ele?
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de di-
ferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais
que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura
narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do dis-
curso indireto e discurso direto.
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito
gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas,
diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Pós-leitura
Tirando conclusões
Com o final da leitura, deixe os alunos falar livremente sobre as suas impressões
a respeito do livro: se gostaram ou não, o que mais lhes interessou, o que eles acham
que aconteceu com Paulinho e sua família depois do fim da história etc. Organize a
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